Entenda como trabalhar branding na área da saúde

Como trabalhar branding na área da saúde?

branding na área da saúde
6 minutos para ler

Um bom trabalho de branding na área da saúde tende a melhorar os resultados do negócio, ao fortalecer os aspectos que envolvem a marca. É fundamental criar uma identidade única e positiva na memória dos clientes e pacientes.

Com a grande concorrência em todos os setores, vencerá quem souber oferecer mais do que um atendimento de qualidade. É preciso agregar valor, e as estratégias de branding podem contribuir bastante nesse sentido.

Mas, o que é o branding? Neste post, você vai entender o conceito, sua importância para empresas na área da saúde e como aplicar no seu negócio. Continue lendo e veja as tendências do momento!

O que é branding?

É um conceito que envolve as estratégias de consolidação de uma marca por meio da identidade, dos valores e dos propósitos. A forma como a empresa é apresentada ao público, de modo geral,  pode ser fruto das ações, detalhadamente pensadas, de branding.

O objetivo é ter uma imagem forte. Assim, sempre que um cliente tiver uma necessidade ou problema pensar em determinada empresa. Nesse contexto, a preferência vai além da qualidade dos produtos ou serviços e se detém em fatores como confiança, por exemplo.

Qual a importância do branding na área da saúde?

Para pensar em uma empresa, sobretudo na área da saúde, o cliente/paciente deve ter alguma conexão na memória. Não se trata só do logotipo ou da forma de atendimento. É também o conjunto de ações que personalizam e estabelecem uma conexão direta com a marca.

Entre cores, condutas, tom de voz e padrão de atendimento, a área da saúde requer transmissão de segurança e confiabilidade. É um setor que lida com momentos diferentes na vida de uma pessoa. E ela, em todos os aspectos, espera encontrar respostas para as suas perguntas.

A percepção que os pacientes têm de uma empresa da área da saúde deve ser a melhor possível. Isso remete a uma imagem de quem se preocupa com o bem-estar das pessoas. Portanto, não basta apenas oferecer especialidades, mas a condição de ser um solucionador efetivo dos problemas.

Como aplicar esse conceito na sua empresa?

A saúde é fator primordial na vida humana. Ter em quem se amparar para buscar os devidos cuidados é crucial para uma plena recuperação. Logo, desde a fachada, recepção, consultório médico até o laboratório, o branding deve ser trabalhado a fim de passar a segurança necessária.

Para construir e desenvolver o branding na área da saúde de forma relevante e eficiente, trouxemos algumas dicas de aplicação!

Conhecimento do público da empresa

Nenhuma ação, seja ela de promoção da marca ou divulgação dos serviços, será efetiva na área da saúde se não conhecer o seu público. É preciso desenvolver estratégias que tenham conexão direta com o perfil e valores das pessoas com as quais sua empresa deseja interagir e fidelizar.

Em plena era digital, a tecnologia caminha com a informação em uma velocidade gritante e a todo o momento surgem novos negócios. O risco de um paciente não se deter em uma ação da sua empresa é grande, se ele encontrar melhor oferta nas ações da concorrência.

Saiba identificar os pontos essenciais de necessidade e preferência do seu público-alvo para criar uma oferta de valor e interesse. Cuide para uma comunicação sem ruídos, que seja esclarecedora e com soluções práticas.

Fortalecimento da identidade

Ter uma fachada bonita, que chama a atenção e ganhe elogios é importante. No entanto, a identidade visual vai muito além. É necessário estabelecer um padrão baseado no perfil do seu público e assegurar que, tanto presencial quanto virtualmente, sua marca seja reconhecida pelos pacientes.

Vamos imaginar a cor azul como predominante, com detalhes em desenhos assimétricos, por exemplo. A estratégia de branding requer uma análise para saber se o mesmo design da estrutura física se aplica ao ambiente virtual. Isso cria uma identidade única para a marca.

Investimento em marketing digital

Uma das melhores formas de tornar uma marca da área da saúde mais conhecida é investir no marketing digital. Oferecer conteúdo relevante, segmentando o tipo de negócio – clínica, consultório, hospital ou laboratório – com tom esclarecedor, sugestivo e educativo.

A participação de profissionais que sejam autoridades em assuntos de interesse popular soma pontos nas ações de branding. Vale, antes, conferir as normas do Conselho Federal. Isso porque há regras sobre o que pode e o que não pode ser publicado na web.

Quais são as principais tendências de branding nessa área?

Como toda estratégia, o branding sofre alterações, especialmente pelas tendências que vão surgindo ao longo do caminho. Na área da saúde, é preciso estar atento às evoluções de processos e comportamento junto aos pacientes.

Veja algumas tendências e o que pode ser implementado no seu negócio!

Atendimento humanizado

Atender bem para atender sempre. Esse é um lema essencial para as empresas de todos os segmentos que dependem das pessoas para sobrevivência. Acontece que, na área da saúde, o atendimento requer humanização para lidar com os problemas e dúvidas dos pacientes.

Em muitos casos, são pessoas que apenas desejam agendar uma consulta ou procedimento. Que estão apreensivas à espera de um diagnóstico ou fragilizadas por tratamentos médicos, por vezes, invasivos.

A conquista desse público se dá, exatamente, na capacidade de se colocar no lugar do outro. Além disso, entender a condição do momento e buscar soluções eficientes. Esses pontos de abordagem colaboram para o fortalecimento da marca, imprimindo uma lembrança de experiência diferenciada.  

Investimento em anúncios digitais

Durante muito tempo, os pacientes procuravam uma clínica ou consultório, por meio da indicação de amigos ou parentes. Apesar de ainda funcionar esse marketing “boca a boca”, ele pode não ser suficiente para atender aos objetivos de crescimento do negócio.

Por isso, os anúncios digitais são uma tendência, considerando a forte presença do público no ambiente online. Assim, substituir os outdoors e panfletos por publicidades no Google Ads, por exemplo, pode render melhores resultados e consolidar ainda mais a marca. Isso, claro, se tratando da identidade.

As ações de branding na área da saúde, quando bem planejadas e executadas, mostram todo o potencial da marca. Além disso, despertam o interesse dos pacientes de conhecer os serviços ou permanecer fidelizados. O fato é que, cada vez mais, uma imagem pode dizer mais do que mil palavras.

Se você gostou do post, que tal aproveitar a visita para conferir mais um conteúdo? Dessa vez, sobre o que pode ou não pode ser feito no marketing para clínicas médicas!

Você também pode gostar

Deixe um comentário