Como melhorar a experiência do paciente na sua clínica?

Como melhorar a experiência do paciente na sua clínica?

experiência do paciente
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A experiência do paciente é um dos temas mais abordados nos últimos tempos. Além do comportamento das pessoas, a área da saúde tem passado por transformações e adequações, sobretudo, que envolvem humanização, tecnologia e virtualidade.

Garantir a satisfação do paciente é corresponder a todas as expectativas ao oferecer um serviço de qualidade e tratamento diferenciado. Dentro desse contexto está a experiência gerada para agregar valor e promover a fidelização do seu público.

O objetivo deste post é conceituar a experiência do paciente e avaliar a importância de focar no conforto e bem-estar. Continue lendo, saiba como a tecnologia pode ajudar nesse processo e como melhorar a experiência dos pacientes da sua clínica!

O que é a experiência do paciente?

Toda e qualquer interação que tenha o poder de influenciar de forma positiva ou negativa a percepção do paciente em relação à clínica, pode ser chamada de experiência.

Do atendimento à consulta ou exame, a forma como a clínica acolhe o paciente e procura solucionar suas pendências, problemas e necessidades é o que garante que a experiência seja entendida como boa ou ruim.

Os diversos aspectos que envolvem os cuidados com a saúde e contentamento do paciente com os serviços da clínica, merecem atenção para criar e manter a imagem de profissionalismo e seriedade.

Todos os funcionários, entre atendentes, técnicos, gestores e médicos, devem seguir um padrão personalizado de atendimento para proporcionar uma experiência aos pacientes cada vez mais diferenciada.

Vale dizer que a experiência do paciente não diz respeito apenas a uma consulta bem realizada pelo médico ou um atendimento cordial e humanizado. Tanto a estrutura quanto os recursos tecnológicos fazem parte da proposta de valor da clínica.

Por que é tão importante focar no bem-estar do paciente?

A área da saúde e o atendimento médico são complexos por natureza, afinal, ninguém se dispõe a agendar uma consulta por diversão. É um serviço necessário, seja para quem se preocupa com os cuidados preventivos seja para quem anda com a saúde debilitada.

Promover o bem-estar aos pacientes é uma forma de dizer que todas as pessoas que trabalham na clínica entendem a situação vivenciada e que estão dispostas a fazer o possível para que a experiência seja confortável, mesmo em um momento delicado. 

Essa compreensão é importante para o paciente, uma vez que ele se sente acolhido e tratado com respeito e dignidade. Nesse processo, é crucial dar foco às necessidades individuais, adequando normas e procedimentos a cada paciente dentro das possibilidades.

Entre os serviços, físicos e virtuais, que promovem bem-estar e boa experiência do paciente em uma clínica, podemos destacar:

  • local seguro para estacionamento;
  • acessibilidade;
  • atendimento ágil na recepção;
  • diferentes canais de contato e interação;
  • redução da fila de espera;
  • agilidade na autorização com convênio
  • comunicação facilitada entre médico e paciente.

Como a tecnologia tem sido uma aliada das clínicas nessa missão?

A tecnologia tem um papel fundamental na experiência do paciente. Além dos equipamentos para realização de exames e procedimentos, os sistemas de atendimento e gestão para clínica garantem uma interação mais clara e objetiva.

Assim, as soluções integradas possibilitam uma melhor comunicação interna e serviços automatizados para o paciente. Do agendamento de consultas ao controle de faturamento, de um modo ou de outro, o impacto será no paciente.

Dessa forma, todos os processos, quando automatizados, favorecem o atendimento geral do paciente e proporcionam uma melhor experiência. Os pacientes satisfeitos tendem a promover melhor a marca para as pessoas dentro do seu círculo de convivência.

O retorno dos pacientes habituais e a atração de novos pacientes indicados sugerem uma experiência agradável do público. Sendo assim, implementar tecnologias é uma estratégia de visão inteligente e competitiva.

Como melhorar a experiência do paciente e fazer da sua clínica uma referência?

Existem diversos caminhos em uma clínica que conduzem o paciente a uma jornada gratificante em relação à experiência com os serviços. Com a tecnologia, esses serviços podem ser cada vez mais abrangentes e eficientes.

O agendamento online, por exemplo, confere maior autonomia aos pacientes para marcação de consultas e exames. Ele terá condições de entrar no site da clínica e escolher melhor dia e horário, de acordo com sua disponibilidade.

Outro ponto favorável a uma experiência enriquecedora é a agilidade na coleta de informações com o prontuário eletrônico. Com essa funcionalidade, o paciente já não terá que se locomover com todos os exames todas as vezes que sair para uma consulta médica.

Foi pensando nisso que a Genesis Tecnologia criou o sistema Clinux, desenvolvido para dar suporte ao desenvolvimento e crescimento da clínica médica, agregando valor ao negócio com as funcionalidades que citamos agora. 

Com os módulos disponíveis, o Clinux promove uma gestão descomplicada com o melhor custo-benefício do mercado e praticidades para simplificar a rotina:

  • Controle de concorrência no agendamento
  • Relatórios dinâmicos e Business Intelligence
  • Laudos produzidos por reconhecimento de voz
  • Acesso a resultados de laudos e exames online
  • Integração entre todos os setores da empresa
  • Robô de autorização de convênios

O reflexo na experiência do paciente se conecta às facilidades e automatização nas tarefas de rotina. Assim, sobra mais tempo para os funcionários se dedicarem com maior atenção e empatia a cada um dos pacientes que fizerem contato com a clínica.

Se você gostou deste post, que tal permanecer mais um tempo no blog e conhecer as 5 práticas essenciais para fidelizar pacientes na sua clínica. Com dicas simples, você pode transformar o seu negócio!

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