Indicação de pacientes: entenda como fazer sua clínica ser indicada
Você já ouviu falar em clientes promotores, detratores e neutros? No caso de uma clínica médica, a indicação de pacientes pode ter um peso muito maior do que qualquer estratégia de marketing.
Na pesquisa de satisfação, os pacientes revelam o quanto estão contentes com o atendimento e serviços da clínica. O resultado aponta a capacidade que ele tem de promover a marca e recomendar para parentes e amigos.
O objetivo deste artigo é mostrar aos gestores de clínicas como conquistar mais indicações por meio dos próprios pacientes. Continue lendo e veja dicas de como impulsionar o negócio, começando pela satisfação do seu público!
Por que a satisfação do paciente é tão importante?
A clínica médica é um negócio e, com isso, o paciente é acima de tudo um cliente que precisa ser bem atendido. Uma experiência diferenciada e positiva fará com que ele fique satisfeito, retorne e se mantenha fidelizado.
Caso contrário, mesmo sendo o médico um especialista, ele buscará alternativas para ter um serviço mais completo. Sem contar que, insatisfeito, há um risco de comprometer a imagem da clínica se o paciente compartilhar suas impressões negativas.
A Escala NPS é uma pesquisa que mede a satisfação do cliente e aplicada em diversos tipos de negócio. Na área médica, entender como o paciente se sente, não apenas em relação à saúde, é muito importante.
Do agendamento à realização de um exame, o paciente precisa encontrar facilidades, ter um processo ágil e um tratamento humanizado. Para ser um promotor natural da clínica, todos os aspectos que envolvem seu atendimento precisam de atenção e cuidado.
Como tornar os pacientes promotores da sua clínica?
A base de um relacionamento duradouro gira em torno da satisfação, do respeito, da confiança e da segurança. O encantamento não só aumenta o poder de atração e retenção, como também as chances de indicação para outros pacientes.
Em uma era digital, muitos processos podem ser absorvidos pela tecnologia e transferidos para os pacientes. A central telefônica pode incorporar o serviço de chat, assim como a autorização de convênios pode ocorrer de forma automática.
Se você deseja aumentar o fluxo de clientes da sua clínica, aqui vão algumas dicas para diferenciar seu atendimento e merecer a indicação de pacientes!
Humanizar o atendimento
Seja no primeiro contato com a clínica, seja na relação médico-paciente, a humanização é um princípio básico de atendimento. Os pacientes que agendam uma consulta estão preocupados com a saúde, um bem precioso na existência humana.
Nada mais justo do que oferecer um tratamento diferenciado e próximo, empático e humanizado. O mundo mudou e, com ele, o modo como os pacientes são tratados em qualquer unidade de saúde, seja em hospitais, seja em clínicas ou laboratórios.
É preciso dizer, por meio do atendimento, que eles são importantes e a razão da existência da clínica. Praticar uma escuta ativa e dar total atenção ao que o paciente está dizendo fará com que ele se sinta acolhido e queira recomendar para amigos e parentes.
Realizar pesquisas de satisfação
Já ouviu o ditado “se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”? É preciso entender como o paciente se sente em relação ao atendimento, de modo geral. Esse feedback é essencial para promover melhorias ou intensificar o que está dando certo.
A pesquisa não precisa ser extensa e cansativa, mas focar nos pontos mais importantes de avaliação. O paciente não precisa se identificar ou tecer longos comentários, sobretudo se eles forem negativos.
Pelas notas ou escolha de alternativas é possível mensurar o grau de satisfação da maioria. O resultado mostra se a clínica está no caminho certo e o potencial de ser indicada pelos próprios pacientes a outras pessoas.
Treinar a equipe de atendimento
Um time bem treinado e preparado para lidar com as mais diversas situações envolvendo os pacientes passa segurança e credibilidade. Portanto, tenha uma equipe capacitada que, além de conhecer todos os processos, saiba lidar com diferentes perfis de pacientes.
O público idoso demanda um tipo de atenção, ao passo que as novas gerações são autônomas no uso de tecnologias. É imprescindível que a clínica tenha condições de acolher todos os tipos de público e manter a qualidade do atendimento.
Investir em ações de marketing médico
Tornar sua clínica mais conhecida e apresentar os serviços disponíveis é uma das estratégias do marketing médico. Respeitando as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM), é possível gerar conteúdo relevante e divulgar no site ou nas redes sociais.
Os pacientes costumam buscar informações na internet e ter uma página de referência ajuda a fortalecer o relacionamento. Quando alguém perguntar a um paciente da sua clínica se conhece uma clínica ou especialista, certamente ele indicará um dos canais de contato.
Ter um relacionamento pós-consulta
Um paciente só pode ser considerado fidelizado se retornar à clínica para uma nova consulta ou realização de exames. Logo, é um erro finalizar um atendimento sem se preocupar com a satisfação posteriormente.
Tanto a pesquisa de satisfação quanto os contatos para informar sobre novos serviços e especialidades são uma forma de manter o contato ativo. Os pacientes ficam felizes quando percebem que a clínica se importa com a saúde e bem-estar, mesmo que não tenham um horário agendado.
Automatizar os processos
A tecnologia, além dos equipamentos de última geração utilizados em cirurgias e exames, também contribui na gestão de clínicas. Já existem sistemas especializados com funcionalidades importantes e automatizadas, que absorvem boa parte do fluxo de trabalho.
O agendamento web, por exemplo, disponibiliza atendimento 24h aos pacientes, nos sete dias da semana. Assim, o paciente tem a autonomia de, a qualquer hora do dia ou da noite, agendar seus horários conforme sua disponibilidade.
Além da pesquisa de satisfação, que pode ser realizada ao final das consultas ou via SMS, o questionário digital para anamnese deixa o processo mais ágil. As perguntas e respostas são mais fáceis de visualizar e preencher em um sistema, gerando economia de tempo e menor margem de erro.
Entre uma clínica com processos automatizados e outra ainda presa na morosidade do trabalho manual, qual terá mais chances de ter indicação de pacientes? Ter uma clínica digital, portanto, é sinônimo de modernização e foco na satisfação dos pacientes.
As dicas que trouxemos aqui são válidas para todos os tipos e portes de clínica, seja médica, seja veterinária ou odontológica. O processo de atendimento a pacientes é o mesmo, com consultas, exames de imagens, diagnósticos e tratamentos.
Uma gestão atenta e bem estruturada resulta em uma clínica organizada e dedicada às necessidades do público. Logo, a indicação de pacientes nada mais é do que consequência de uma experiência incrível que precisa ser compartilhada. Essa é uma vantagem competitiva que você precisa para se destacar e sobressair no mercado.
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