Clínica humanizada: descubra como ter na prática

Clínica humanizada: como ter na prática?

Clínica humanizada
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A saúde é naturalmente uma área que demanda sensibilidade e empatia por parte da gestão e dos profissionais envolvidos. Por isso, ter uma clínica humanizada é colocar em prática toda a essência do conceito no cuidado com os pacientes. 

Do primeiro contato no atendimento aos procedimentos e consultas realizadas é preciso alinhar o modo de receber e tratar cada pessoa. É fundamental acolher e ouvir atentamente todo o relato da dor ou problema para buscar soluções efetivas. 

O objetivo deste post é mostrar como você pode ter uma clínica humanizada. Continue lendo e veja como os pequenos detalhes podem fazer diferença no relacionamento e fidelização dos pacientes!

Por que humanizar sua clínica médica?

Um ambiente bem cuidado e receptivo é essencial em uma clínica médica. Além disso, chama a atenção dos pacientes em busca de atendimento. No entanto, somente um espaço bonito pode não ser suficiente para causar impacto e estimular o vínculo duradouro

É preciso ir além, ou seja, se preocupar com a estrutura e com todo o conjunto que define a qualidade do atendimento médico. Para ter uma clínica humanizada, todos os aspectos que envolvem a satisfação, bem-estar e conforto dos pacientes devem ser pensados nos mínimos detalhes. 

O planejamento de cada espaço pode ser a chave de sucesso para a humanização da sua clínica. Da iluminação à decoração da sala de espera, os ambientes devem transmitir segurança, passar credibilidade e acolher as pessoas. 

Muitos pacientes que chegam à clínica estão em apuros. Os motivos são diversos, podendo ser a busca de respostas para algum sintoma ou expectativa no recebimento de um diagnóstico. Há também a espera para realização de procedimentos ou tratamentos após detectado algum problema na saúde. 

O ambiente exige uma atmosfera acolhedora, mostrando que ali, durante todo o tempo que permanecer na clínica, o paciente será bem atendido. É primordial conectar a imagem que o espaço transmite à capacidade de humanização de toda a equipe profissional.

O que fazer para ter uma clínica humanizada?

Ao entrar na sua clínica, o paciente deve sentir que está no lugar certo e que o atendimento será eficiente. Caso contrário, a sensação de incômodo no ambiente pode fazer com que a pessoa não queira mais voltar. Isso por mais que o profissional se esforce para ganhar a confiança dela.

Considerando que o espaço físico exerce influência na decisão de permanência de um paciente, selecionamos algumas sugestões do que você pode fazer. Veja, a seguir, como ter uma clínica humanizada!

Pensar além da decoração

Um ambiente bonito e bem decorado chama a atenção. Entretanto, em uma clínica médica é importante pensar no conforto e sentimento agradável de um paciente. Mesmo que a espera não seja longa, vale oferecer alguns benefícios até o atendimento, como:

  • acesso à internet;
  • revistas com conteúdo interessante;
  • serviço de copa com água, café e chá. 

Tudo isso cria uma identificação positiva não só com o espaço, mas com a marca e com todos que trabalham na clínica. O paciente percebe os esforços, da gestão à equipe atendente, para que ele se sinta verdadeira e humanamente acolhido.

Cuidar da iluminação

Quanto mais natural for a iluminação de um ambiente, mais confortável será de permanecer dentro dele. É fundamental que a sala de espera seja um lugar com janelas, que permitam a entrada da luz do sol e da energia da natureza. 

Certeza é que ninguém gosta de se sentir confinado. Muito menos um paciente que esteja com problemas de saúde, em recuperação pós-operatória ou preocupado com um possível diagnóstico. A luz exerce grande influência sobre o humor de uma pessoa. Logo, a penumbra ou claridade artificial em excesso devem ser abolidas.

Exercitar o conceito de humanização nos ambientes

Como dissemos no início, ter uma clínica humanizada requer um conjunto de comportamento e estratégias que envolvem o ambiente e a equipe. Além de colocar em prática as dicas de decoração e iluminação, o tratamento e a atenção destinados aos pacientes completam as boas práticas. 

A experiência na memória de um paciente deve ser de um lugar mais do que bonito, bem cuidado e iluminado. Ele também precisa ter os melhores profissionais, da recepção aos médicos. Com isso, todas as vezes que uma pessoa precisar de uma consulta ou receber um tratamento, sua clínica será a primeira a ser lembrada. 

Uma equipe bem treinada e preparada para lidar com situações de dor, medo, angústia e ansiedade é essencial no processo de acolhimento dos pacientes. Os profissionais devem entender esse momento de fragilidade. Assim, de maneira empática, dar todo o apoio ao paciente, de acordo com suas atribuições. 

Já na entrada, toda pessoa que chega pela primeira vez ou para um atendimento de rotina, deve ser recebida “de braços abertos” pelos atendentes. A recepção funciona como um cartão de visitas. Dessa forma, um excelente atendimento estimula o paciente a crer que todos os outros serviços serão igualmente satisfatórios. 

Ter uma clínica humanizada é, portanto, conectar o paciente ao ambiente e à equipe, de uma forma positiva, mesmo nos momentos mais difíceis. A credibilidade nasce da certeza de que não existe nenhum outro lugar com ambiente e tratamento mais adequado além da sua clínica médica. 

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