Câncer de próstata e a importância da tecnologia na prevenção e tratamento

Câncer de próstata e a importância da tecnologia na prevenção e tratamento

Câncer de próstata
5 minutos para ler

O câncer de próstata é uma das neoplasias mais comuns e atinge milhares de homens todos os anos. São campanhas anuais, como o Novembro Azul, que ajudam a conscientizar sobre a importância da prevenção e autocuidado.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se no Brasil, um risco de 62,95 novos casos a cada 100 mil homens. Isso dentro de um período que compreende o triênio 2020-2022, totalizando uma estimativa de mais de 65 mil casos por ano.

O objetivo deste post, ao abordar um assunto tão importante para a sociedade, é reforçar a prevenção como o principal meio de evitar a doença. Nele, traremos informações sobre o câncer de próstata e como a tecnologia pode ser uma aliada das clínicas e hospitais!

O que é o câncer de próstata?

A próstata é a glândula onde se produz o esperma e está localizada logo abaixo da bexiga, à frente do reto. É por ela que passa o canal da uretra, responsável por levar a urina e o sêmen até o pênis.

De tamanho semelhante ao de uma noz, e pesando entre 20 e 30 gramas, pode apresentar variação e gerar tumores benignos ou malignos. É aí que surge o risco de evolução para o câncer e a necessidade de tratamento conforme o estágio da doença.

Assim como as mulheres, os homens podem também ser acometidos por uma doença grave, sem qualquer aviso. Entre os fatores de risco, estão a idade acima dos 50 anos, histórico familiar, fatores ambientais e hormonais, hábitos alimentares, sobrepeso e sedentarismo.

Qual a importância de alertar sobre os riscos desse tipo de câncer?

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas, já que existe a possibilidade de um crescimento benigno da glândula. Já na avançada, além do aumento, pode ocorrer:

  • impotência sexual;
  • dor nos ossos;
  • fraqueza ou dormência nas pernas;
  • incontinência urinária;
  • falta de controle do intestino;
  • dificuldades para urinar;
  • infecção generalizada;
  • insuficiência renal. 

Apesar de também afetar os mais jovens, é mais comum que o câncer de próstata se manifeste a partir dos 65 anos. De modo geral, os homens têm dificuldades de agendar uma consulta preventiva, seja pelo tipo de exame, seja pelo medo de um diagnóstico.

No entanto, quanto mais cedo a doença for descoberta, maiores as chances de tratamento e cura. Por isso, uma campanha como o Novembro Azul, se realizada de forma abrangente e correta, pode salvar muitas vidas. Quando a doença é detectada precocemente, a cura pode alcançar 90% dos casos. 

É fundamental que a sociedade saiba quais são os fatores de risco e que existem meios de prevenção. Muitos ignoram as reações do corpo ou organismo. Por isso, promover o alerta pode despertar o interesse e incentivar a busca por cuidados médicos. 

A manifestação dos sintomas mencionados ou qualquer alteração fora da normalidade não quer dizer que alguém esteja com câncer. São as consultas e exames que eliminam de vez as suspeitas ou dão a oportunidade de iniciar o tratamento imediato. 

Ninguém vai ao médico em busca de doença. Logo, é preciso desmistificar esse aspecto na área da saúde. As campanhas anuais são informativas e educativas, esclarecem dúvidas e estimulam a sociedade a querer cuidar da saúde.

Como a tecnologia pode ajudar na prevenção e tratamento da doença?

A tecnologia tem um papel importante na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de doenças, sobretudo aquelas mais graves. No caso do câncer, quanto mais rápido for o procedimento e o resultado, mais rápido o tratamento será iniciado.

Da realização dos exames de imagem à confecção e liberação dos laudos, a tecnologia está presente em diversas fases. Sistemas inteligentes e integrados já existem para dar suporte a todo o trabalho médico e laboratorial.

Na Telerradiologia, o uso dos sistemas PACS e DicomVix permite agilizar o registro, o armazenamento das imagens e a confecção de laudos. Embora as campanhas sejam imprescindíveis para chamar a atenção da sociedade, é preciso ter meios de chegar mais rápido a qualquer diagnóstico.

Soluções como essas, integradas a um sistema de gestão especializado, vão proporcionar à clínica maior eficiência de resultados. Uma doença como o câncer de próstata altera a vida de qualquer paciente e a tecnologia pode ajudar, sendo preventiva.

Como gestor ou médico de uma clínica médica e de diagnóstico, planeje uma campanha diferenciada que possa ser usada de forma permanente. Invista em soluções que garantam exames mais modernos e menos invasivos, além de celeridade no diagnóstico.

A tecnologia, tanto para o setor de atendimento quanto para a área técnica, transmite confiança e uma imagem mais profissional. Para os homens com receio de realizar os procedimentos de prevenção do câncer de próstata, a modernidade está pronta para minimizar esse medo.

Se você gostou do post e deseja acompanhar os principais assuntos da área da saúde, aproveite para assinar a nossa newsletter. Assim, você vai receber informações atualizadas direto na sua caixa de entrada!

Você também pode gostar

Deixe um comentário