Você é médico gestor? Estas dicas são para você!
Acumular a função de médico gestor de uma clínica pode ser desgastante e comprometer o trabalho de uma ou outra área. Não é fácil lidar com pacientes em duas vertentes e focar nas necessidades distintas de cada demanda.
Sem contar a gestão de setores como atendimento, marketing, financeiro e estoque, tudo simultaneamente. Os processos e os colaboradores exigem um olhar atento, assim como os pacientes que não abrem mão do médico preferido.
O objetivo deste post é mostrar como ser um médico gestor excelente para sua clínica. Continue lendo e veja de que forma a tecnologia pode ajudar nesse sentido!
Quais são os principais desafios de um médico gestor?
Como superar os desafios diários à frente de uma clínica sem deixar de exercer a medicina com excelência? Essa é uma pergunta que merece, antes, uma análise do cenário que envolve as complexidades da área da saúde.
O atendimento aos pacientes é apenas um dos episódios diários de uma clínica. Por trás de uma consulta ou dos procedimentos e exames há todo um processo para serem realizados.
É a gestão que atua junto aos setores para garantir uma experiência diferenciada e satisfatória, mesmo se tratando de casos de saúde. Do primeiro contato até o retorno para uma nova consulta, o paciente precisa se sentir seguro de ter feito uma boa escolha.
Quando o médico é também o responsável pelo funcionamento da clínica, os desafios se tornam maiores e mais complexos. Já não basta ser pontual e atender os pacientes no horário agendado ou prescrever um procedimento e encaminhar para o laboratório.
O médico gestor precisa se certificar de que o sistema de agendamento está funcionando e que há material em estoque para a realização de um exame. São preocupações que excedem o limite do consultório e exigem conhecimento e habilidades amplos de gestão de negócios.
Como lidar com as dificuldades da rotina? Dicas para gerenciar com eficiência
Toda clínica médica, apesar de cuidar da saúde, é um negócio e, como tal, demanda administração de pessoas e recursos. Para oferecer excelência aos pacientes e se destacar da concorrência, é importante pensar de forma estratégica, buscando agilidade e otimização.
Aqui, vão algumas dicas de como você, médico gestor, pode cuidar do negócio e continuar atendendo seus pacientes!
1. Pratique uma medicina humanizada
Cada vez mais em foco no setor da saúde, o atendimento humanizado diferencia uma clínica médica. Os pacientes são protagonistas e precisam de atenção em todas as etapas, desde o agendamento até a despedida do médico.
O foco é a satisfação e o bem-estar de cada paciente, não importando o tipo ou a gravidade do problema que ele enfrenta. Todos dentro da clínica devem ser preparados para acolher e promover uma escuta ativa, deixando o paciente confortável.
O médico gestor é responsável por assegurar que a equipe esteja orientada e capacitada para atender com excelência. Como consumidor, o paciente deseja um serviço ágil, com facilidade de agendamento, comunicação transparente e resolução de problemas.
2. Invista no marketing médico
O marketing não é apenas uma estratégia de divulgação, mas um instrumento de comunicação das ações importantes da clínica. Ter informações sobre as especialidades e os profissionais que atuam na clínica pode despertar o interesse dos pacientes.
Muitos recorrem a pesquisas na internet quando precisam agendar uma consulta e se sentem inseguros sem uma referência. Com um marketing médico bem planejado, a clínica ganha destaque e pode se tornar autoridade na área.
Respeitando as regras do Conselho Federal de Medicina (CFM), ter um site e um perfil nas redes sociais vai fortalecer o nome da clínica. Com um marketing médico bem-feito, além de atrair novos pacientes, a clínica vai manter o vínculo e fidelizar os ativos.
3. Utilize um software para gestão de clínica
A tecnologia na área médica já não é uma novidade e tem servido à ciência em benefício da saúde dos pacientes. Os equipamentos de última geração conseguem excelentes resultados ao tratar ou minimizar os impactos de doenças e problemas graves.
Para um médico gestor, os recursos tecnológicos podem se estender a outras áreas com a ajuda de um sistema especializado. Um software específico para o gerenciamento vai centralizar todas as atividades de onde o gestor acompanhará a rotina.
Um sistema médico oferece funcionalidades primordiais para as atividades internas e para o trabalho do gestor. Assim, beneficia os pacientes com um atendimento eficiente:
- Gestão Financeira – acompanhamento do fluxo de caixa, controle de estoque, autorização automática de convênio;
- Agendamento Online – marcação, remarcação, cancelamento de consultas;
- Portal de Laudos – emissão de laudo à distância, assinatura digital de laudos;
- Prontuário Eletrônico – todo o histórico do paciente disponível em um só lugar;
- Gestão à Vista – painel visual com todas as informações em tempo real sobre o negócio. Dele, podem ser extraídos relatórios com indicadores.
Com uma ferramenta como essa em mãos, um médico gestor não precisa mais se preocupar em ir a cada setor conferir sobre o trabalho. De onde estiver, é possível acessar o painel e acompanhar o dia a dia das equipes.
Um ganho de tempo, com boas perspectivas de redução de custos e o mais importante: a melhoria no atendimento ao paciente. Funcionalidades como essas é que vão viabilizar seu trabalho como gestor e elevar o nome da sua clínica no mercado.
Para escolher um software ideal, analise o que você tem de dificuldade e compare com as soluções propostas pelos parceiros. Ser um médico gestor é um grande desafio que pode ser superado com um time alinhado e uma boa ferramenta de gestão.
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