Fluxo de caixa em clínica médica: entenda como ter um controle assertivo

Fluxo de caixa em clínica médica: entenda como ter um controle assertivo

Fluxo de caixa
5 minutos para ler

Para fazer um bom fluxo de caixa em clínica médica e garantir a saúde financeira, é preciso, acima de tudo, monitorar o que entra e sai da empresa. Uma gestão eficiente depende de ter o controle das operações e atividades para tomar decisões mais seguras. 

Com uma boa gestão financeira você consegue visualizar as oportunidades de investimentos, assim como os principais pontos de melhoria que envolvem receitas, custos, gastos e despesas. 

O que é o fluxo de caixa? Neste post, você entenderá o processo de controle de entrada e saída de dinheiro. Além disso, saberá a importância de gerenciar bem as finanças. Continue lendo e saiba como a tecnologia pode ajudar você a ter um fluxo de caixa eficiente!

O que é o fluxo de caixa?

É um descritivo — diário, semanal, quinzenal, mensal, trimestral ou anual — da movimentação financeira da clínica. Todas as entradas e saídas de dinheiro devem constar no fluxo, com acompanhamento diário para evitar erros ou esquecimento das anotações.

Sua principal finalidade é manter a organização e o controle das finanças, considerando as receitas e despesas, investimentos, custos e gastos. Assim, é possível gerenciar os ganhos e factíveis perdas, e agir em tempo hábil para melhorar a condição financeira.

Por que é tão importante ter uma gestão das finanças?

Um bom fluxo de caixa requer planejamento e visão estratégica do negócio, pois o uso de recursos está vinculado aos objetivos de médio e longo prazo da empresa. As demonstrações financeiras apresentam um fluxo operacional de movimentação, o que é importante para saber se os valores, preços e taxas estão atualizados.

O registro de entrada e saída de recursos colabora para um comparativo entre o previsto e o realizado. Também, contribui para que o planejamento orçamentário do próximo período seja mais adequado.

Vale lembrar que nem sempre um saldo positivo na conta bancária significa lucro para a clínica. Somente pelo fluxo de caixa é possível saber o que há para pagar ou receber e qual será o saldo real disponível após o cruzamento dessas informações.

Não adianta efetuar uma compra com base no valor disponível, sem saber se está reservado para o pagamento de uma fatura ou parcela de investimento. O fluxo é um processo simples, quando praticado rotineiramente, mas complexo, se deixar de ser realizado.

Como a tecnologia pode ajudar a ter um controle efetivo do fluxo de caixa em clínica médica?

O controle manual numérico pode acarretar erros, caso não sejam efetivados os registros corretamente, seja por esquecimento ou por descuido da equipe responsável. Com um software especializado, além de automatizar a rotina, você terá uma gestão mais completa e segura.

Isso porque, pela tela do computador, você pode fazer todo o acompanhamento, monitorando as ações das equipes. A emissão de relatórios financeiros permite uma análise detalhada e você pode criar diversos tipos, conforme sua necessidade de avaliação das finanças.

Ter uma ferramenta que disponibiliza dados consistentes é fundamental para gerar informações confiáveis. Com um software de gestão completo, você pode gerenciar tanto a rotina administrativa quanto as atividades específicas da área médica.

Essa é a proposta do Clinux, um software robusto para a gestão da sua clínica e organização eficiente do fluxo de caixa, desenvolvido pela Genesis Tecnologia. Com nosso sistema, você facilita e agiliza a rotina financeira e contábil da sua clínica.

Como o Clinux é uma solução integrada, todas as operações estão concentradas em um mesmo ambiente:

  • contas a pagar;
  • contas a receber;
  • estoque;
  • faturamento;
  • ativo fixo.

Além disso, você pode conferir informações fiscais da sua clínica a qualquer momento, em tempo real. Dessa forma, caso existam pendências de pagamento de impostos ou taxas, você pode resolver e eliminar o risco de problemas com o fisco no futuro.

Uma grande vantagem de utilizar o sistema Clinux é que você não precisa levantar da sua mesa para buscar informações ou tomar o tempo de um colaborador. Sempre que precisar de algum dado, você mesmo pode entrar, parametrizar seus relatórios e gerar para análise.

O controle de receitas e despesas é um dos processos mais importantes, especialmente por lidar com as finanças. Por mais que o negócio esteja concentrado na prestação de serviços médicos de qualidade, o gerenciamento financeiro adequado transmite a ideia de transparência e credibilidade. 

É importante salientar que os procedimentos médicos demandam a compra de materiais específicos para avaliação ou realização de exames. Logo, é preciso negociar com fornecedores tendo a garantia de dinheiro no caixa para pagar pelos pedidos efetivados. 

A falta de material ou manutenção da infraestrutura pode comprometer a imagem da clínica e afetar ainda mais o controle financeiro. Sem clientes e pacientes, não haverá dinheiro no caixa. Isso não é bom para o negócio no presente, tampouco para as expectativas de crescimento no futuro. 

Com o fluxo de caixa em clínica médica sendo realizado com a ajuda de um sistema integrado, você tem a chance de otimizar a rotina e tornar os colaboradores mais motivados. A redução do trabalho manual deixa a equipe mais autônoma, eficiente e produtiva. Isso permite que você tenha uma gestão mais estratégica, sem, contudo, deixar de se preocupar e acompanhar as operações do dia a dia.

Se você gostou do post e está em busca de um sistema de gestão completo para a sua clínica médica, entre agora mesmo no nosso site para conhecer o Clinux e todas as suas funcionalidades!

Você também pode gostar

Deixe um comentário