OKR em clínica: você sabe como usar de forma correta?

OKR em clínica: você sabe como usar?

okr em clínica
5 minutos para ler

O uso do OKR em clínica permite uma rotina mais alinhada aos propósitos do negócio e um direcionamento das atividades. A área da saúde está cada vez mais tecnológica e digitalizada, exigindo a reestruturação e adequação dos processos.

Quando as metas são bem definidas, todos dentro da clínica conseguem enxergar o que precisa ser feito e colaboram para melhorar os resultados. O método ajuda a simplificar o fluxo de trabalho, possibilitando à gestão maior controle e segurança nas decisões.

Neste post, você vai entender o que é OKR e seus benefícios quando aplicado na área da saúde. Continue lendo e veja como usar a OKR em clínica para melhorar o desempenho e destacar no mercado!

O que é OKR?

OKR é a sigla de Objectives and Key Results, que em português significa Objetivos e Resultados-Chave. Trata-se de uma metodologia que ajuda na definição de metas com base no objetivo e mensuração das estratégias por meio dos resultados-chave.

Sua aplicação permite uma gestão ágil e acompanhamento facilitado pela definição dos resultados com elementos mensuráveis. Muito usado no planejamento empresarial das grandes empresas de tecnologia do Vale do Silício e do Brasil, o OKR pode também ser aplicado na área da saúde.

Quais os benefícios dessa metodologia na saúde?

O OKR fortalece a cultura de gestão de alta performance, em que os resultados estão vinculados a pontos essenciais como alinhamento, engajamento e transparência. Na área da saúde, é fundamental que atividades, processos e procedimentos estejam conectados a essa filosofia.

Facilita a resolução de problemas do dia a dia

O método permite enxergar com maior clareza os problemas do dia a dia, considerando que já existe um planejamento estratégico e definição do fluxo de trabalho. Dessa forma, propõe soluções imediatas para evitar impacto negativo nos pacientes.

Melhora a comunicação entre as áreas

O objetivo principal, geralmente, envolve todas as áreas. Assim, traz o apontamento de um ou mais resultados-chave que estimulam a comunicação para fluidez da rotina ou otimização dos processos para entregar uma experiência cada vez melhor aos pacientes.

Estimula o engajamento dos colaboradores

Ter um objetivo claro e acompanhamento de resultado-chave mostra que a gestão se preocupa em melhorar os serviços e tornar a clínica mais eficiente. Isso faz com que os colaboradores se engajem para, juntos, proporcionar aos pacientes um atendimento de excelência.

Dá mais transparência aos processos

A transparência dos processos aumenta o foco no trabalho, já que é possível visualizar quando a clínica possivelmente foge do objetivo. Com o OKR, o negócio terá mais chances de sobreviver em meio a crises e investidas da concorrência. Afinal, terá uma estrutura de processos e pessoas trabalhando em torno de um mesmo objetivo.

Como usar o OKR em clínica médica?

O primeiro passo para uso de um método como o OKR é fazer da tecnologia uma verdadeira aliada da sua clínica. De nada adianta ter consultórios modernos, com equipamentos de última geração, se o atendimento for manual e cheio de falhas.

Em uma era digital, a automatização do atendimento é fundamental para que o paciente não tenha que amargar uma fila de espera.

Suponhamos que a meta estabelecida seja de zerar o número de reclamações sobre as dificuldades de contato com o setor de atendimento ou de morosidade na autorização do convênio.

Grosso modo, o objetivo será melhorar o atendimento em mais de um sentido para que o paciente fique satisfeito. Os resultados-chave direcionam para ações que precisam de atenção para corrigir as falhas e reduzir o grau de insatisfação.

Dentro do método OKR, para resolver os problemas que afetam os dois processos, as providências seriam:

  • adoção de um sistema especializado e automatizado;
  • treinamento do time de atendentes;
  • gerenciamento e análise rápida das avaliações/reclamações.

Essas são apenas sugestões hipotéticas, mas a partir do exemplo, muitos insights são gerados, ramificando para novos objetivos. Para surtir efeito, é importante planejar as ações com base em OKR. Pode ser identificar o problema, mapear os processos, definir as metas e acompanhar os resultados até um desfecho positivo.

Feito isso, é imprescindível determinar um prazo de conclusão, estimulando o envolvimento e empenho de todos para recuperar a credibilidade da clínica. A tecnologia agrega valor com funcionalidades que possibilitam análises rápidas e baseadas em dados. Além disso,  ter uma clínica digital faz diferença na percepção dos pacientes.

A partir de uma solução especializada e gerencial, o gestor consegue monitorar em tempo real diversos processos. Seja no atendimento, seja no financeiro, no estoque ou nos consultórios, é preciso ter condições de identificar e se antecipar aos problemas — um suporte importante para garantir o sucesso e efetividade do uso de OKR em clínica.

Gostou do post? Que tal aproveitar para assinar a nossa newsletter? Assim, você vai receber nossos conteúdos atualizados sobre a área da saúde direto na sua caixa de entrada!

Você também pode gostar

Deixe um comentário