OKR em clínica: você sabe como usar?
O uso do OKR em clínica permite uma rotina mais alinhada aos propósitos do negócio e um direcionamento das atividades. A área da saúde está cada vez mais tecnológica e digitalizada, exigindo a reestruturação e adequação dos processos.
Quando as metas são bem definidas, todos dentro da clínica conseguem enxergar o que precisa ser feito e colaboram para melhorar os resultados. O método ajuda a simplificar o fluxo de trabalho, possibilitando à gestão maior controle e segurança nas decisões.
Neste post, você vai entender o que é OKR e seus benefícios quando aplicado na área da saúde. Continue lendo e veja como usar a OKR em clínica para melhorar o desempenho e destacar no mercado!
O que é OKR?
OKR é a sigla de Objectives and Key Results, que em português significa Objetivos e Resultados-Chave. Trata-se de uma metodologia que ajuda na definição de metas com base no objetivo e mensuração das estratégias por meio dos resultados-chave.
Sua aplicação permite uma gestão ágil e acompanhamento facilitado pela definição dos resultados com elementos mensuráveis. Muito usado no planejamento empresarial das grandes empresas de tecnologia do Vale do Silício e do Brasil, o OKR pode também ser aplicado na área da saúde.
Quais os benefícios dessa metodologia na saúde?
O OKR fortalece a cultura de gestão de alta performance, em que os resultados estão vinculados a pontos essenciais como alinhamento, engajamento e transparência. Na área da saúde, é fundamental que atividades, processos e procedimentos estejam conectados a essa filosofia.
Facilita a resolução de problemas do dia a dia
O método permite enxergar com maior clareza os problemas do dia a dia, considerando que já existe um planejamento estratégico e definição do fluxo de trabalho. Dessa forma, propõe soluções imediatas para evitar impacto negativo nos pacientes.
Melhora a comunicação entre as áreas
O objetivo principal, geralmente, envolve todas as áreas. Assim, traz o apontamento de um ou mais resultados-chave que estimulam a comunicação para fluidez da rotina ou otimização dos processos para entregar uma experiência cada vez melhor aos pacientes.
Estimula o engajamento dos colaboradores
Ter um objetivo claro e acompanhamento de resultado-chave mostra que a gestão se preocupa em melhorar os serviços e tornar a clínica mais eficiente. Isso faz com que os colaboradores se engajem para, juntos, proporcionar aos pacientes um atendimento de excelência.
Dá mais transparência aos processos
A transparência dos processos aumenta o foco no trabalho, já que é possível visualizar quando a clínica possivelmente foge do objetivo. Com o OKR, o negócio terá mais chances de sobreviver em meio a crises e investidas da concorrência. Afinal, terá uma estrutura de processos e pessoas trabalhando em torno de um mesmo objetivo.
Como usar o OKR em clínica médica?
O primeiro passo para uso de um método como o OKR é fazer da tecnologia uma verdadeira aliada da sua clínica. De nada adianta ter consultórios modernos, com equipamentos de última geração, se o atendimento for manual e cheio de falhas.
Em uma era digital, a automatização do atendimento é fundamental para que o paciente não tenha que amargar uma fila de espera.
Suponhamos que a meta estabelecida seja de zerar o número de reclamações sobre as dificuldades de contato com o setor de atendimento ou de morosidade na autorização do convênio.
Grosso modo, o objetivo será melhorar o atendimento em mais de um sentido para que o paciente fique satisfeito. Os resultados-chave direcionam para ações que precisam de atenção para corrigir as falhas e reduzir o grau de insatisfação.
Dentro do método OKR, para resolver os problemas que afetam os dois processos, as providências seriam:
- adoção de um sistema especializado e automatizado;
- treinamento do time de atendentes;
- gerenciamento e análise rápida das avaliações/reclamações.
Essas são apenas sugestões hipotéticas, mas a partir do exemplo, muitos insights são gerados, ramificando para novos objetivos. Para surtir efeito, é importante planejar as ações com base em OKR. Pode ser identificar o problema, mapear os processos, definir as metas e acompanhar os resultados até um desfecho positivo.
Feito isso, é imprescindível determinar um prazo de conclusão, estimulando o envolvimento e empenho de todos para recuperar a credibilidade da clínica. A tecnologia agrega valor com funcionalidades que possibilitam análises rápidas e baseadas em dados. Além disso, ter uma clínica digital faz diferença na percepção dos pacientes.
A partir de uma solução especializada e gerencial, o gestor consegue monitorar em tempo real diversos processos. Seja no atendimento, seja no financeiro, no estoque ou nos consultórios, é preciso ter condições de identificar e se antecipar aos problemas — um suporte importante para garantir o sucesso e efetividade do uso de OKR em clínica.
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