Descubra agora como ter uma clínica digital de sucesso

Entenda como ter uma clínica digital

Clínica digital
8 minutos para ler

Vivemos em uma era totalmente tecnológica e ter uma clínica digital pode ser o diferencial que você precisa para se destacar no mercado. Sobreviver a uma competitividade tão acirrada na área da saúde requer inovação e visão de futuro.

Sem contar que é importante pensar nos pacientes e público de modo geral que, cada vez mais, usam os recursos digitais para resolver seus problemas. Do agendamento online ao acesso a resultados de exames, a tecnologia oferece agilidade para todas as partes.

Como transformar seu negócio e ter uma clínica digital para se manter à frente da concorrência? Neste post, trazemos o conceito de clínica digital e todas as formas, entre soluções e estratégias, de fazer essa implementação!

O que é uma clínica digital?

Transformar uma clínica digitalmente é aderir a recursos e funcionalidades tecnológicas que permitem automatizar os processos e agilizar a rotina interna. Assim, é possível padronizar e personalizar o atendimento aos pacientes, oferecendo mais comodidade e facilidade nas operações burocráticas.

Além disso, é preciso instaurar uma nova cultura digital e treinar os colaboradores para que todos entendam a importância da tecnologia. É essencial mudar a mentalidade e todo o comportamento, e não apenas aderir ao uso de sistemas.

Nesse contexto, além da modernização dos processos, o atendimento também deve passar por uma reformulação, abrangendo os mais variados tipos de público. Vale lembrar que em uma clínica digital, todas as áreas são beneficiadas pela tecnologia, inclusive os médicos em atendimento nos consultórios.

Sem a necessidade de preenchimento manual, seja da receita ou da solicitação de exames, o profissional pode dedicar mais tempo à prática de uma medicina humanizada — um sistema médico, integrado com outros setores, melhora a experiência do paciente e a satisfação durante toda a jornada na clínica.

Quais são as formas mais eficientes de implementar uma clínica digital?

Com o uso de softwares integrados e sistemas especializados na gestão médica, as operações básicas e complexas da clínica se tornam mais simplificadas. O trabalho manual dá lugar a um fluxo otimizado e automático, em que a interferência humana é mínima.

A tecnologia disponibiliza uma infinidade de recursos e funcionalidades que podem ser adequadas à área médica. As soluções desenvolvidas com o propósito de otimizar o dia a dia das equipes automatizam e melhoram o desempenho do negócio.

Com a possibilidade de monitorar e acompanhar o trabalho no setor de atendimento e também na área técnica, a gestão terá mais segurança para tomar decisões. Os dados gerados pelos sistemas se transformam em indicadores e informações valiosas que, analisados em relatórios, ajudam o gestor a ter melhor gerenciamento.

Para isso, é primordial considerar de que forma essa transformação ocorrerá em sua clínica. Não basta apenas contratar um sistema e passar a operar de forma automática, mas adequar as necessidades da clínica às expectativas dos pacientes para um resultado mais positivo.

O principal caminho para uma clínica digital é implementar uma solução que integre todos os departamentos, incluindo atendimento e área médica. É importante que a comunicação interna funcione corretamente, sobretudo, por se tratar de informações sistematizadas.

Desse modo, as funcionalidades de um software de gestão para clínica médica são determinantes nessa jornada de transformação digital. Além de melhorar as operações internas, os pacientes devem perceber as mudanças como um processo de evolução e modernização.

Veja alguns recursos que um sistema precisa ter para tornar sua clínica mais inteligente, dinâmica e automatizada!

Agendamento online

Imagine conceder aos pacientes mais autonomia para agendar o horário das consultas, exames e procedimentos, sem precisar do suporte de um atendente. O agendamento web proporciona uma comodidade ímpar, ao permitir que o próprio paciente faça seus agendamentos a qualquer hora do dia ou da noite.

Com o acesso online, não é preciso esperar o horário comercial para entrar em contato por telefone. Sem contar que um sistema completo consegue oferecer o atendimento multi-exame, que é encontrar horários próximos para reduzir o tempo de permanência dentro da clínica.

Sempre que houver a necessidade de uma consulta e um exame, por exemplo, a plataforma fará a conexão de modo automático. Caso o paciente tenha preferência por um profissional, basta selecionar a especialidade e nome para aparecer toda a agenda disponível.

Em alguns cliques, os horários estarão marcados sem tomar tempo do paciente, enquanto do outro lado a equipe de atendentes se dedica a problemas mais complexos, que exigem mais atenção e tempo de atendimento.

Gestão à vista 

Não é possível ao gestor estar em todas as áreas ao mesmo tempo, mas com o painel de gestão à vista tudo o que acontece na clínica pode ser visualizado na tela. O controle e acompanhamento de rotina deve ser eficiente para garantir o sucesso do gerenciamento, por isso, considere uma funcionalidade que permita saber sobre:

a capacidade de atendimento;

o histórico de pagamentos e recebimentos;

a quantidade de exames;

as glosas médicas;

o volume de pacientes de um período;

porcentagem do faturamento;

o andamento das autorizações de convênio.

Mais do que um informativo, o gestão à vista é uma ferramenta pontual de gestão, já que é possível acompanhar as ocorrências em tempo real. A definição de indicadores ajuda na elaboração de relatórios consistentes que servem de base para as decisões.

Questionário digital

Com as novas regras impostas pela LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, o questionário digital caiu com uma luva para quem deseja ter uma clínica digital. Com isso, os dados inseridos no sistema são parametrizados dentro dos critérios legais.

Quando o paciente for chamado para uma consulta ou exame, o médico ou profissional técnico já terá todas as informações necessárias disponíveis na tela para dar continuidade ao atendimento – além da agilidade, o paciente perceberá o profissionalismo e cuidado, sobretudo, com a circulação dos dados pessoais.

Gestão operacional

Cuidar da saúde e bem-estar dos pacientes — esse é o propósito essencial de qualquer unidade médica. Entretanto, para que o atendimento seja confiável e de qualidade, nos bastidores há toda uma equipe empenhada em fazer com que tudo saia da melhor forma.

O uso dos insumos em consultas, exames e procedimentos, por exemplo, pode se tornar um problema se estiver faltando itens no estoque. Da mesma forma, a gestão financeira pode comprometer as operações diárias se o fluxo de caixa não for controlado rigorosamente.

Tornar uma clínica digital envolve os cuidados com tudo o que envolve o paciente, sua satisfação e confiabilidade. A partir do momento em que ele faz o agendamento, é preciso assegurar, antecipadamente, que ele terá um atendimento completo e livre de qualquer contratempo, afinal, é a imagem do seu negócio que está em jogo.

Portal de Laudo

Essa é uma funcionalidade de grande utilidade nas clínicas médicas, que permite ao médico responsável pela elaboração dos laudos acessar as imagens de onde estiver e confeccionar o documento.

O profissional pode estar em outra unidade ou até mesmo fora da cidade que, ainda assim, com acesso ao sistema por login e senha autorizados, terá as informações necessárias para liberar os resultados e não comprometer uma consulta agendada.

Uma facilidade que poupa tempo, economiza dinheiro e surpreende o paciente positivamente pela agilidade na liberação. Para quem espera ansioso por saber sobre seu estado de saúde, esse pode ser um diferencial e tanto para o seu negócio — não deixar os pacientes aflitos à espera de um resultado.

Você percebeu como pode ser simples transformar sua unidade médica em uma clínica digital? O segredo está em contratar um sistema integrado e especializado de gestão e implementar as funcionalidades ideais conforme a necessidade do seu público para garantir uma experiência única e memorável — elementos imprescindíveis para a fidelização.Gostou do post? Aproveite, então, para entender como ter o controle completo da gestão da sua clínica na palma da mão e transmitir aos pacientes a imagem de eficiência, profissionalismo e qualidade!

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