Pacientes millennials: qual o segredo para conquistar esse público?

Pacientes millennials: qual o segredo para conquistar esse público?

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Os pacientes millennials são um público diferenciado pela forma como utilizam os serviços. São pessoas tecnológicas, que passeiam com facilidade pelo mundo digital e dão preferência às unidades médicas que já aderiram a esse formato.

Também chamados de Geração Y, sua relação com a internet é próxima e interativa, alterando um comportamento tradicionalmente analógico. Impaciente por natureza, é fundamental traçar estratégias de atendimento para manter esse público interessado e ativo.

Quer saber como conquistar os pacientes millennials da sua clínica médica? Veja neste post quem são esses pacientes e o que eles valorizam. Continue lendo e saiba como oferecer uma experiência agradável para fidelizar, de vez, esse grupo de pessoas!

Quem são os pacientes millennials?

A geração do milênio ou millennials, ou ainda, Geração Y, nasceu em meio ao surgimento da tecnologia entre as décadas de 80 e 90, chegando próximo dos anos 2000, presenciado avanços significativos nesse período. 

Os millennials foram favorecidos pelas facilidades que a virtualidade oferece ao conectar as pessoas a produtos e serviços com maior agilidade de alcance. É uma geração com grande acesso à informação e poder sobre as próprias escolhas. 

São pessoas que estão o tempo todo conectadas, com uma visão global do mundo, que, no geral, dominam um segundo idioma e não se contentam com uma resposta rasa — quando sentem que há mais possibilidades, não hesitam em buscar alternativas. 

A internet é a zona de conforto dos millennials e é no ambiente virtual que eles resolvem grande parte da sua vida, em diversos contextos — questões bancárias, agendamentos, cancelamentos, compras, contratação de serviços, contatos e amizades. 

São consumidores vorazes das redes sociais e utilizam o espaço para pesquisa de interesses variados, que englobam os contextos sociais e profissionais. O maior objetivo dos millennials é contar com a informação disponível a qualquer hora do dia ou da noite.

O que esses pacientes valorizam?

Os millennials são parte fundamental das estratégias de marketing e vendas, pois valorizam fatores como agilidade, praticidade, tempo rápido de resposta e facilidades de compras ou qualquer tipo de aquisição.

Como se mantêm conectados e bem-informados, eles sabem onde procurar soluções para os seus problemas e esperam encontrar diferenciais nos lugares com os quais se relacionam e fazem qualquer tipo de negócio. 

Na área da saúde, não desejam enfrentar filas ou longas esperas, seja para agendamento de uma consulta, obter resultados de exames ou receber atendimento. Preferem migrar para outra unidade, a perder outros compromissos devido a atrasos.

Como conquistar os pacientes millennials e ter a fidelização desse público?

Os millennials são influenciados por propagandas e desejam ter uma boa conexão com as marcas para gerar confiança e fidelidade. Quando sentem segurança, estabelecem um vínculo duradouro e bem-sucedido. 

Assim, se você deseja encantar pacientes millennials para formar uma base sólida desse público na sua clínica, seja ágil em oferecer uma experiência rica em qualidade, que vá além dos padrões já ofertados pela concorrência.

Conquistar esse grupo é uma missão desafiadora, mas com uma boa análise do perfil, identificação das suas necessidades mais urgentes e negócio completamente voltado para oferecer excelência, é possível ser uma presença forte na mente dos millennials e ser a primeira opção de serviços. 

Trouxemos algumas estratégias e ações que você pode implementar na sua clínica para causar um impacto, chamar a atenção desse público e despertar seu interesse de contratar ou manter os serviços.

Demonstrar o quanto são importantes

Imagine uma geração que tem tudo na mão, ou seja, todas as ofertas, possibilidades e oportunidades, em qualquer segmento. Para ter a chance de reter os pacientes millennials, eles devem se sentir importantes para a clínica.

Essa importância deve ser demonstrada diariamente, não apenas na realização de uma consulta eficiente ou exames de qualidade. No dia a dia, do atendimento telefônico ou virtual à recepção na clínica, é essencial mostrar que eles são imprescindíveis, porque são, mesmo.

Oferecer múltiplos canais de atendimento

A tradicional central telefônica já não é o bastante se você deseja conquistar os pacientes millennials. Além do risco de longa espera, é primordial explorar novos canais de atendimento para dar a esse público a liberdade de escolha sobre por onde deseja ser atendido.

Dessa forma, o paciente deve ter variados meios de entrar em contato com a clínica, seja em horário comercial seja em um horário favorável à sua rotina. A Geração Y está um passo à frente, logo, é importante ter diferentes canais de atendimento para poder aumentar a prospecção e o engajamento.

Proporcionar uma experiência diferenciada

Quando falamos em uma experiência diferenciada, nos referimos a algo que vá além do que os concorrentes oferecem, que gere algum tipo de benefício e motivação. Um dos pontos importantes para se tornar a marca de preferência é entender as necessidades do seu paciente.

Saiba o que eles procuram, como gostam de ser atendidos, quais são suas expectativas em relação ao que pretendem fazer na sua clínica. Depois do atendimento, procure saber como eles se sentiram e como sua empresa pode melhorar para continuar oferecendo um bom serviço.

Investir em tecnologia

A tecnologia na saúde é uma forte aliada no processo de fidelização dos pacientes millennials. Para um público altamente tecnológico, deixar de investir em soluções é assumir o risco de perder para a concorrência.

O uso de um sistema integrado pode ser a chave de sucesso para ganhar de vez a confiança desse público. Uma plataforma interativa, dinâmica e centralizada, vai concentrar os serviços e as informações para facilitar a comunicação com os pacientes millennials.

Serviços como o agendamento web, por exemplo, com fácil comunicação entre pacientes e clínica, são cada vez mais utilizados e atraem as pessoas da Geração Y. O serviço permite que o próprio paciente agende seus horários de acordo com seu tempo e rotina.

Os pacientes millennials são difíceis de conquistar, mas fiéis depois que passam a confiar na clínica. Por isso, eles devem ser colocados no centro do negócio. Portanto, aplique essas dicas para fortalecer os laços e todo o relacionamSe você gostou deste post e deseja melhorar o desempenho do seu negócio para chamar a atenção de um público como os millennials, aproveite a visita e confira nosso guia prático de como fazer a gestão da sua clínica médica.

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