Tecnologia na saúde: entenda os impactos na gestão da sua clínica

Tecnologia na saúde: entenda como ela pode impactar a gestão da sua clínica

Tecnologia na saúde
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Quais são os impactos da tecnologia na saúde? Esse é um tema que merece destaque devido à eficiência da tecnologia na área da saúde, além das salas de exames, diagnósticos e cirurgias. 

Além das conquistas da medicina, o avanço tecnológico passou também a abranger a gestão e possibilitar maior controle dos processos administrativos e burocráticos dentro de clínicas, consultórios, hospitais e laboratórios. 

O objetivo deste post é refletir sobre os benefícios da tecnologia na área da saúde e mostrar alguns avanços e resultados. Continue lendo e veja o impacto que a transformação digital vem provocando no universo médico!

Benefícios da tecnologia na saúde

A contribuição da tecnologia para a área da saúde deixará um legado de inovação, inteligência e modernidade para sempre. Em diversos aspectos, as soluções tecnológicas favoreceram as equipes médicas e técnicas em laboratórios. 

De exames e diagnósticos à complexidade das cirurgias, com a ajuda de recursos inteligentes e automatizados, é possível realizar procedimentos capazes de melhorar a qualidade e salvar a vida de pacientes. 

Além disso, a parte da gestão, de controle e monitoramento de processos, também foi agraciada com o desempenho espetacular da tecnologia, por meio de softwares e sistemas parametrizados conforme as necessidades da área.

Avanços tecnológicos: soluções e impacto

Os tempos mudaram, as pessoas mudaram e a maioria dos segmentos passou por uma transformação para se adequarem ao presente. A virtualidade tomou conta do mundo, profissional e socialmente. 

A comunicação é facilitada pela tecnologia e as funções humanas vão sendo substituídas pelas máquinas aos poucos. Fica evidente que o homem ainda domina a situação, mas é inegável a influência da tecnologia na saúde. 

Confira algumas soluções e seus impactos sobre a área da saúde!

Agendamento web

O agendamento online significa redução das longas filas de espera para ser atendido e praticidade para o paciente que não precisa mais sair de casa para marcar uma consulta ou procedimento. 

Além disso, ele pode ter total autonomia sobre a solicitação e não depender de um agente humano para apresentar as opções. Com essa ferramenta, os horários vagos dos médios ficam disponíveis para escolha do paciente. 

Se de um lado a unidade médica é beneficiada com a atração de novos pacientes e retenção dos antigos, por outro os clientes e pacientes, que têm uma rotina atribulada, podem contar com o fato de terem um sistema disponível 24h por dia, não precisando se preocupar em fazer o agendamento em horário comercial.

Prontuário eletrônico

Com o prontuário eletrônico os pacientes já não precisam andar com o volume grande de papel, como exames, pareceres e diagnóstico, todas as vezes que visitar um especialista diferente — por meio digital o médico consegue acessar todo o histórico.

O prontuário médico chegou para otimizar as consultas e permitir que elas sejam mais breves e completas. A segurança é um quesito importante a ser mencionado, pois os pacientes precisam de privacidade.

Somente os médicos, técnicos ou qualquer pessoa autorizada por login e senha terão acesso aos dados e informações de um paciente. Dessa maneira, além do atendimento mais rápido, não há riscos de perda de informações e resultados ou de compra indevida de remédios por não entender a letra do médico.

Cirurgia robótica

Quando os filmes de Hollywood mostravam ao mundo um futuro dominado por máquinas e robôs, era difícil de acreditar que realmente seria possível. Hoje, percebemos que o que era mostrado no passado, já faz parte de um processo de involução.

A tecnologia está ainda mais agressiva e empenhada em ultrapassar barreiras e vencer limites. Mesmo com a mente humana por trás da estrutura, é incrível viver na era dos robôs-cirurgiões, graças à evolução da robótica.

Apesar de terem surgido na década de 90, as cirurgias evoluíram para um nível de acompanhamento remoto da equipe médica, deixando o trabalho de operação por conta dos robôs, enquanto assistem e conduzem com maior nível de precisão. Com a evolução, os procedimentos cirúrgicos ficaram menos invasivos, sobretudo em procedimentos complexos, e são mais bem-sucedidos.

Telemedicina

Já imaginou ser atendido em uma consulta médica sem precisar sair de casa? Assim é a telemedicina, que faz da tecnologia um recurso essencial para proporcionar maior agilidade de diagnóstico e atendimento.

Com isso, o médico terá condições de iniciar um tratamento e fazer o acompanhamento do paciente. Além da personalização, os pacientes não terão mais que aguardar em uma recepção superlotada.

Vale salientar que para funcionar corretamente e ser considerado de sucesso, o atendimento por telemedicina requer um recurso de alta performance. A internet e conexão não podem falhar no meio da consulta, assim como a qualidade da imagem não deve ser comprometida.

Inteligência artificial

Onde há robótica há inteligência artificial, pois os robôs imitam as atividades repetitivas dos humanos. Os softwares de gestão com funcionalidades de chat web também precisam da IA, como é chamada para criar respostas satisfatórias na interação com os pacientes.

Embora limitada, é impressionante a similaridade da inteligência artificial com a dos seres humanos. Entretanto, as limitações deixam claro que o homem é ainda necessário para conduzir as máquinas, porém, os profissionais precisam, cada vez mais, de capacitação.

As máquinas substituem os profissionais em tarefas simples, liberando a equipe para se dedicarem às atividades mais complexas. Isso faz com que a empresa seja mais dinâmica e produtiva.

Software de gestão

Por um sistema integrado, o gestor pode acompanhar, em tempo real, o desempenho das equipes e fazer intervenções imediatas para solucionar problemas ou impedir que se agravem e afetem a imagem da empresa. 

Também é possível detectar quando um ou mais funcionários precisa de treinamento ou capacitação, no atendimento ou em outra área, para não perder a qualidade dos serviços — o acesso às informações é infinitamente mais rápido. 

O objetivo de um software de gestão é oferecer praticidade para uma unidade da área hospitalar e facilitar o trabalho das equipes. Com um trabalho mais dinâmico e informatizado, a tendência é que os funcionários, mais descansados e motivados, sejam também mais produtivos. 

A redução de custo é um ponto positivo na implementação de um software. Com as análises realizadas diretamente na tela do computador, não será mais necessário imprimir grande volume de papéis com relatórios, agendas médicas e outros documentos dispensáveis. 

Outro aspecto importante é a segurança da gestão e armazenamento de dados dos pacientes e da própria unidade médica. Com um preenchimento automatizado e gerenciamento integrado e centralizado, o risco de perda é menor, sobretudo, com o uso de backups. 

A tecnologia na saúde traz benefícios incomparáveis que elevam o padrão de atendimento e execução dos serviços em uma unidade médica. Quem souber aproveitar as tendências e oportunidades, sairá à frente e ganhará o mercado. 

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