Paperless: sua clínica já adotou esse movimento?

Paperless: sua clínica já adotou esse movimento?

paperless
6 minutos para ler

O volume de documentos gerados todos os anos na área da saúde caminha na contramão da sustentabilidade. Os arquivos físicos estão repletos de papéis, sem contar o que é entregue aos pacientes. Por isso, precisamos falar do paperless.

Nesse sentido, a tecnologia é a grande aliada não só para reduzir o uso de papel, como os custos relacionados à impressão e armazenamento. Essa é uma tendência nas empresas que pode ser facilmente aplicada na sua clínica, com a ajuda de um sistema automatizado.

Você se interessou em saber sobre o conceito paperless? Continue lendo para conhecer os benefícios dessa prática e como um software de gestão pode ajudar sua clínica a cuidar do meio ambiente!

O que é paperless?

Do inglês “sem papel”, o paperless é um conceito que vem ganhando espaço no mercado brasileiro, sobretudo, na área da saúde. A ideia de simplificar os processos e reduzir o volume de impressões vai ao encontro da era tecnológica de transformação digital.

A ideia é reduzir ao máximo o uso de papel, contribuindo com as questões ambientais e de sustentabilidade, além de reduzir custos para o negócio. Dos consultórios ao setor de atendimento, é possível diminuir ou até eliminar o papel, usando uma solução tecnológica.

O mundo pede socorro ambiental e a questão é tão séria que levou à criação do Dia Mundial sem Papel, em 27 de outubro. Somente um dia, no entanto, não é suficiente para conter o uso e desperdício do papel que tem sua origem na natureza.

Quais as vantagens de adotar a cultura paperless na sua clínica?

A cultura paperless, de redução de papel, traz benefícios em diversos sentidos, e esse é o ponto positivo dessa conscientização. Veja algumas vantagens de aderir a esse movimento na sua clínica!

Redução de custos

Na saúde, os documentos impressos são volumosos, considerando receitas médicas, atestados, laudos e resultados de exames. Sem contar as áreas administrativas que geram informações apresentadas em relatórios, pautas e atas, por exemplo.

Entre folhas e impressões, os gastos são expressivos, sobretudo porque, em muitos casos, há erros de informações e falhas técnicas que levam à emissão de um novo documento.

Simplificação dos processos

Você já parou para pensar no tempo gasto com o processo de impressão, arquivo de documentos e busca de informações? Em tempos de digitalidade e atendimento virtual, o papel já pode ser considerado um item obsoleto.

No atendimento ao paciente, do cadastro no setor responsável, passando pela consulta médica ou realização do exame, até a liberação dos resultados, é preciso agilidade. As pessoas estão apressadas, com uma rotina intensa e repleta de compromissos.

Qualidade no atendimento

Sem burocracias ou tempo prolongado de espera, o atendimento será mais rápido, gerando um sentimento positivo no paciente. A experiência digital leva à comodidade de receber o laudo ou relatório por e-mail ou WhatsApp, um diferencial que pode trazer fidelização.

Em exames que não ficam prontos no mesmo dia, os pacientes não precisarão voltar à clínica para retirar uma via. Pelo site, com uma senha individual, ele terá acesso ao perfil com todas as consultas, exames e procedimentos realizados disponíveis na tela.

Produtividade dos colaboradores

A impressão e armazenamento de documentos, bem como a busca física, são processos morosos e, por vezes, cansativos. Se as pastas não estiverem no lugar certo, pode-se levar um dia inteiro para encontrar as informações necessárias.  

O arquivo digital torna a equipe mais produtiva, já que, com alguns cliques, será fácil encontrar o que demanda mais tempo de procura. Assim, um mesmo atendente consegue dar atenção a mais pacientes em menos tempo, sem perder a qualidade de atendimento.

Segurança da informação

A segurança da informação é um ponto de vantagem de adesão ao conceito paperless. Afinal, os dados armazenados digitalmente oferecem maior segurança. Como, geralmente, os laudos e resultados são confidenciais, há um risco maior no arquivo físico.

Com um sistema, são criadas senhas para que somente profissionais autorizados tenham acesso aos dados e informações de cada paciente. Além de resguardar o cliente, a clínica consegue atender às exigências da LGPD e proteger o seu banco de dados.

Como um sistema de gestão pode ajudar nesse desafio?

Aqui vamos usar como exemplo as funcionalidades do Clinux, sistema de gestão de clínicas, desenvolvido pela Genesis. Atenta à importância de cuidar e preservar o meio ambiente, nossa equipe criou soluções inteligentes para economia de papel:

  • questionário digital – confecção das fichas e prontuários médicos por meio digitalizado;
  • receituário online – emitido pelo médico, recebido pelas farmácias credenciadas ou apresentado na tela do celular;
  • laudos de exames – imagens enviadas por sistema, laudos confeccionados online e resultados enviados por meio eletrônico para os pacientes.

Se considerarmos a quantidade de atendimentos nas clínicas e laboratórios e o volume de impressões diárias, os gastos são exorbitantes. A preservação de árvores nativas se embasa na exploração desenfreada e irresponsável dos recursos naturais de impacto no meio ambiente.

O software vai ajudar no fluxo de trabalho e operações do dia a dia, mas acima de tudo, ser um aliado da gestão. Isso, devido à praticidade de encontrar os dados e informações armazenados em um mesmo ambiente, favorecendo uma tomada de decisão segura.

Com acesso irrestrito, o gestor consegue acompanhar toda a movimentação da clínica, sem ter que solicitar relatórios para cada área. O costume de imprimir documentos precisa dar lugar a uma mentalidade de economia, responsabilidade ambiental, sustentabilidade e colaboração social.

Sem a necessidade de espaço físico para a guarda de documentos, você terá menos custos com equipamento, mão de obra específica e manutenção da infraestrutura. Tudo isso, somado aos gastos mensais com a compra de material e insumo, garante uma grande economia anual.

O conceito paperless tem o intuito de elevar a reflexão sobre o uso em excesso de papel. Por isso, não deixe de inserir sua clínica em um movimento que envolve e aproxima a população — se não deseja ficar para trás em um mercado tão competitivo, seja um exemplo de modernidade e consciência ambiental.  

Gostou do post? Que tal aproveitar para assinar a nossa newsletter? Assim, você vai receber nossos artigos atualizados sobre os mais diversos acontecimentos na área da saúde, direto na sua caixa de entrada.

Você também pode gostar

Deixe um comentário