LGPD completa 5 anos em 2023: tudo certo na sua clínica?

LGPD completa 5 anos em 2023

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A Lei Geral de Proteção de Dados surgiu em 2018, mas passou a valer no Brasil em setembro de 2020. Nos quase 5 anos de LGPD, você já se perguntou se sua clínica está devidamente adequada às normas impostas?

Sabemos que a lei estabelece regras de privacidade e segurança na coleta, no uso, no tratamento e no armazenamento de dados. Em uma era completamente dominada pela transformação digital, o cuidado com as informações pessoais se tornou imprescindível.

O objetivo deste post é mostrar os impactos da LGPD no atendimento ao cliente desde que entrou em vigor. Continue lendo e veja o que mudou e o que pode melhorar em sua clínica para garantir a adequação em totalidade no próximo ano!

Como a LGPD impactou o atendimento ao cliente nesses quase 5 anos?

A LGPD chegou para normatizar o uso e tratamento dos dados no atendimento ao cliente, que já não podem ser armazenados sem consentimento do usuário. A confidencialidade é um dos aspectos mais importantes dessa relação, já que informações pessoais e de foro íntimo são coletadas na anamnese.

Vale reforçar que a LGPD é inspirada na Lei de Proteção de Dados da União Europeia (GDPR). Na Europa, a lei é rigorosa e as empresas que não cumprem suas diretrizes são multadas em altas cifras — o Brasil promete seguir à risca.

O atendimento ao cliente, por si só, é um setor que demanda todo o cuidado para oferecer uma experiência diferenciada. A fidelização não só depende da qualidade da prestação de serviços, como do tratamento recebido em todas as fases do atendimento.

Os critérios pontuam a necessidade de criar mecanismos de privacidade e segurança a fim de evitar vazamentos e uso indevido dos dados. Como a lei obriga uma conduta de transparência, o descumprimento, além de penalização e multa, pode afetar a imagem da clínica.

A lei é válida para qualquer tipo de empresa que tenha o atendimento ao cliente como um dos pilares mais importantes. A confiança demanda tempo para ser conquistada, e apenas um deslize pode colocar tudo a perder. Com a LGPD, é preciso aumentar os cuidados, já que ela chegou impondo alguns limites.

Quais os pontos da LGPD para melhorar em 2023?

Desde que passou a vigorar em 2020, a lei exige que as empresas se adequem sobre o uso e a gestão de dados. É um processo que demanda mudanças, especialmente de mentalidade, e que envolve toda a equipe, do call center à gestão.

Na área da saúde, o volume de dados coletados e tratados diariamente faz com que as clínicas se tornem possíveis alvos de fiscalização. Segundo o site da LGPD Brasil, as previsões é que em 2023 as penalidades serão oficialmente aplicadas.

Essa é uma notícia que deve interessar a quem ainda não se enquadrou e não está em conformidade com a lei. Se esse é o caso da sua clínica, é importante rever o que ainda falta para adaptar a área de atendimento e assegurar a privacidade necessária.

Considerando o valor da informação no ambiente digital, usar a tecnologia a favor dessa mudança é um ponto de melhoria. Embora não exista uma obrigatoriedade por parte da LGPD, ter um sistema especializado de atendimento pode evitar muitos transtornos.

O preenchimento manual de dados, além de demorado, é pouco confiável quando se trata de segurança e confidencialidade. A automatização permite parametrizações para não reter dados sem a devida autorização do usuário.

Não importa se você tem uma clínica ou várias unidades, a tecnologia favorece o atendimento em todas as etapas. Desde a marcação de consulta até o atendimento médico, tudo pode ser realizado de modo sistêmico, em total conformidade com a LGPD.

A sistematização do atendimento reforça o compromisso em oferecer o melhor serviço com a máxima proteção das informações pessoais. Do uso da tecnologia como suporte para a plena adequação da LGPD resulta uma série de ações que levam a uma relação de confiança com os pacientes.

O Clinux é a solução que você precisa quando o assunto é a proteção de dados, com sistemas seguros e transparentes. Com ele, será fácil tratar e armazenar corretamente os dados dos pacientes da sua clínica.

Nosso sistema, além de centralizar todas as informações em um mesmo ambiente, concede ao paciente maior autonomia sobre seus dados. Ele pode ajudar, inclusive, no tratamento da lista existente para adequação junto à lei, o que é essencial se não quiser sofrer penalizações futuras.

É preciso preparar sua clínica e sua equipe para a competitividade, o que envolve tecnologia e modernidade, imprescindível para a eficiência do atendimento. Um bom sistema vai concentrar os canais de comunicação e uniformizar a troca de informações conforme as boas práticas definidas pela lei.

O ano em que a LGPD faz 5 anos será desafiador e promissor, simultaneamente, face a um mercado em movimento. Depois de um longo período de recuperação dos efeitos deixados pela pandemia, a tendência é que os negócios sejam impulsionados pelo crescimento.

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