Receita digital: entenda como adotar na sua clínica

Receita digital: entenda como adotar na sua clínica

Receita digital
5 minutos para ler

A receita digital é mais uma das modernidades criadas para a área da saúde e que beneficia tanto médicos quanto pacientes. Substituir o receituário impresso pela versão digital traz um ganho de eficiência, ao passo que gera economia de tempo e dinheiro.

Considerando o crescimento das consultas online, esse é o tipo de prescrição ideal, uma vez que ultrapassa os limites geográficos. Já não é mais preciso esperar o profissional voltar de uma viagem ou estar na clínica para renovar uma receita, por exemplo.

Mas o que é e como funciona a receita digital? Neste post, você vai entender melhor essa modalidade de prescrição médica, suas vantagens e como um sistema de gestão pode auxiliar na implantação!

O que é e como funciona a receita digital?

A receita digital é a prescrição de medicamentos na versão online. O documento, válido e com respaldo jurídico, é assinado digitalmente e encaminhado, simultaneamente, para paciente e farmácias. Após preenchida e assinada, a receita é enviada por e-mail, SMS ou WhatsApp, além de compartilhada em sistema integrado e especializado.

Logo, a receita não exige impressão e o paciente pode apresentar nas farmácias na tela do smartphone. Vale ressaltar que há uma diferença entre a receita digital e a prescrição digitalizada, no que se refere à validade legal.

Para ser considerado uma receita digital, o documento deve ter origem eletrônica e ser mantido digitalmente. A autenticidade da assinatura digital é que vale para comprovar a veracidade das informações contidas no documento.

A digitalização é uma cópia e não garante a existência de um arquivo original, o que vai contra os princípios previstos na legislação. É importante salientar essas diferenças, sobretudo, quando há proibição da venda de determinados medicamentos sem receituário médico.

A Telemedicina, cada vez mais avançada e moderna, incorpora funcionalidades para facilitar o atendimento médico à distância. A receita digital é uma dessas ferramentas inovadoras. 

Quais são as vantagens de emissão dessa modalidade?

Além dos benefícios que citamos no início do artigo, outras vantagens justificam a emissão da receita digital na clínica médica. Confira as principais e mais importantes!

1. Oferece maior comodidade e praticidade

A consulta online evita que o paciente, em muitos casos sentindo dor ou indisposição, tenha que se deslocar até a clínica. A distância, o médico avalia a condição e os sintomas, prescrevendo dali mesmo se o problema for tratado apenas com medicamentos.

Sem precisar sair de casa, o paciente pode solicitar a medicação em uma farmácia com serviço de entrega. São facilidades que agilizam o atendimento e aceleram a melhora do paciente.

2. Proporciona melhor compreensão das informações

Embora muitos tenham melhorado nesse aspecto, sabemos que a famosa “letra de médico” interfere na compreensão de uma receita. A grafia do profissional e os nomes complicados de sintomas, doenças e remédios prejudicam ainda mais a leitura.

A receita digital resolve todos esses problemas, trazendo as informações claras com o nome e dosagem certa de cada medicamento. Dessa forma, não há dúvidas ou risco de ingestão incorreta, respaldando médico e farmácia.

3. Melhora a organização e o armazenamento das receitas

Uma das condições para a emissão da receita digital é seu armazenamento obrigatório, o que é facilitado pela automatização do processo. Assim que o médico emite a prescrição, automaticamente o arquivo gerado é salvo em um sistema próprio.

Essa é uma etapa importante, caso seja necessário comprovar sua emissão, seja por exigência da farmácia, seja por auditorias que ocorrem por suspeitas de fraude.

Como um sistema de gestão pode ajudar na adoção da receita digital?

Liberado pelo Ministério da Saúde em caráter emergencial, o atendimento médico online entrou em vigor a partir do dia 20 de março de 2020. Regido pela Lei nº 13.989/2020 e pela Portaria nº 467, foi uma forma de manter o cuidado dos pacientes. Isso, sem precisar sair de casa em meio à pandemia.

Para funcionar, as clínicas médicas precisaram se adequar e utilizar sistemas, já que a receita digital é uma consequência natural da consulta médica. A automatização é necessária para registro de todas as consultas e receituários.

A integração do Clinux — Sistema de gestão para clínicas — com o Memed — plataforma para a emissão e controle de receitas médicas digitais — facilitou o processo. Com essa funcionalidade, você pode oferecer um atendimento online completo na sua clínica.

Essa é uma integração dois em um, que permite o gerenciamento de todos os setores, processos e equipes da clínica. Além disso, dá praticidade ao trabalho dos médicos e deixa os pacientes mais satisfeitos com sua experiência digital.

O processo digital é seguro, com uso, tratamento e armazenamento de dados conforme as normas previstas na LGPD. Integrados, os sistemas se comunicam e processam as informações na mesma base, centralizando em um só ambiente.

Mesmo que o médico esteja fora da clínica, da cidade ou mesmo do país, ao emitir uma receita digital, a clínica terá total controle e rastreamento. São os conceitos da Telemedicina na prática para ter uma clínica mais digital e caminhar um passo à frente da concorrência.

Gostou do post? Quer conhecer melhor os benefícios de contar com um sistema integrado de gestão? Então, veja 5 importantes integrações que o Clinux consegue fazer de dentro para fora, incluindo a plataforma Memed!

Você também pode gostar

Deixe um comentário