Centralização de dados: sua clínica já está por dentro?

Centralização de dados: sua clínica já está por dentro?

centralização-de-dados
6 minutos para ler

A centralização de dados permite que as informações sejam reunidas em um mesmo ambiente, facilitando a busca e a tomada de decisão. Os dados são importantes recursos de gestão, mas precisam ser usados de forma estratégica.

Em uma clínica médica, diariamente, uma infinidade de informações é gerada, seja sobre agendamentos, seja sobre procedimentos ou cadastros de pacientes. No entanto, nem todos são úteis e, quando centralizados, precisam de mineração e tratamento.

Neste post, falamos da importância dos dados para os gestores de clínica, bem como as vantagens da centralização. Continue lendo e veja como a tecnologia pode ajudar, integrando os setores para agilizar a produção de informações confiáveis!

Por que os dados são importantes para a gestão de uma clínica?

Os dados são, hoje, verdadeiras fontes de informação em empresas de qualquer tamanho e segmento. Na área da saúde, o volume diário de dados possibilita a geração de informações relevantes. Seja para o gestor, seja para o médico, o técnico ou a própria equipe de atendimento, todos se beneficiam dos indicadores revelados. 

O que antes era tendência quando surgiram as primeiras publicações sobre a cultura Data Driven, se tornou uma aplicação em grande escala.  A automatização dos processos permitiu que os sistemas inteligentes conseguissem coletar e transformar rapidamente os dados.

Com isso, a informação é mais ágil, assim como as decisões que envolvem a clínica, o trabalho dos profissionais e o próprio paciente.

Quais são as vantagens da centralização de dados?

A centralização de dados é benéfica para todos os envolvidos com a clínica, uma vez que fornece uma visão mais abrangente dos processos. Listamos algumas das principais vantagens de ter os dados reunidos em um só ambiente!

Transparência na comunicação interna da clínica

Quando os processos de uma clínica são conduzidos por meio de uma solução automatizada, com os dados centralizados, a comunicação flui de modo mais claro. O gestor já não precisa buscar as informações em cada setor e, com apenas alguns cliques, consegue obter os números que precisa.

Na clínica, são muitas as informações que, quando compartilhadas sem critério ou certeza, podem afetar drasticamente o paciente. Seja o agendamento de horário, seja a autorização automática de convênio ou resultado de um procedimento, com as áreas atuando em conjunto, a comunicação funciona corretamente.

Agilidade na tomada de decisão

Tomar decisões com base em dados e não por achismo é o maior ganho que a centralização de dados pode oferecer a uma clínica médica. Dessa forma, tanto o gestor quanto o médico podem agir com segurança em relação à administração ou nos cuidados com o paciente.

A compra de insumos e medicamentos e a definição de um procedimento são decisões diretamente ligadas a dados e informações. Para repor o estoque ou aplicar qualquer tipo de tratamento, primeiro, os responsáveis precisam saber detalhes como a quantidade disponível e se existe a autorização do convênio.

Maior segurança da informação

Com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e com a Nova Lei do SAC, a segurança da informação nas clínicas se tornou prioritária. O uso e vazamento indevido de dados podem acarretar consequências drásticas, afetando, inclusive, as finanças.

A centralização de dados minimiza os riscos, uma vez que é possível rastrear e gerenciar melhor as informações. Com o acesso restrito de usuários e autorizado por senha, ao menor sinal, será mais fácil detectar os indícios de erro ou tentativa de fraude.

Como a tecnologia pode contribuir para uma gestão baseada em dados?  

Ter um sistema especializado na gestão, com capacidade de centralização de dados, amplia a atuação dos profissionais da clínica. Em um mundo dominado pela transformação digital, cada vez mais se faz necessário automatizar os processos.

Os pacientes, de modo geral, buscam facilidades e autonomia para fazer seus agendamentos e obter os resultados mais rapidamente. Quanto mais ágil e facilitado for o atendimento, melhor será a experiência enquanto cliente e maiores serão as chances de fidelização.

Quanto menor o tempo de espera e resposta, sem perder o nível de segurança, mais os pacientes terão confiança na clínica. Por outro lado, caso receba reclamações, o gestor consegue se antecipar para tomar providências e lidar com os pacientes insatisfeitos.

A tecnologia mostra a situação atual da clínica, considerando que os dados são gerados em tempo real. Com as informações direcionadas e personalizadas, o fluxo de trabalho será otimizado, com processos bem-definidos em cada área.

Com a coleta rápida de dados, é possível saber quantos atendimentos foram realizados e, desses, quantos demandaram o uso de medicamentos ou insumos. Também é possível identificar os pacientes que cancelaram a consulta, quantos reagendaram ou, simplesmente, não compareceram.

Essas informações impactam o planejamento e a gestão financeira da clínica, já que os profissionais parados geram custos e perdas. Ao criar estratégias e soluções para os problemas no atendimento, todos outros setores são beneficiados.

Com um sistema e dados centralizados, as informações dos prontuários de pacientes são rapidamente acessadas e exportadas. Da anamnese aos laudos, tudo chega a um só lugar, com ferramentas prontas para transformar em informações confiáveis.

O próprio sistema é desenvolvido para proporcionar condições de fazer dos dados um instrumento de gestão. As informações detalhadas ajudam a manter os processos atualizados e disponíveis sempre que necessário.

A disponibilidade de dados seguros é possível com ferramentas e aplicações especializadas, ou seja, o aditivo que você precisa na gestão do negócio. É uma estratégia diferenciada para garantir a eficiência do trabalho médico e a efetividade operacional de todos os processos que envolvem os pacientes.

Com a solução tecnológica adequada, sua clínica será mais moderna e digital, o que é essencial para se manter competitiva no mercado. A centralização dos dados é fator imprescindível para quem deseja fazer melhorias, com foco no compromisso com a satisfação e segurança dos pacientes.

Gostou do post? Então, aproveite para conhecer o Clinux — sistema especializado de gestão para clínica — e veja como ele pode contribuir para o uso adequado de dados na sua clínica!

Você também pode gostar

Deixe um comentário