Telerradiologia: entenda como funciona e quais os benefícios

Telerradiologia: entenda como funciona e quais os benefícios

Terradiologia
6 minutos para ler

A boa administração de uma clínica ou consultório não está vinculada apenas aos processos administrativos. O gerenciamento e controle do fluxo de demandas médicas são igualmente importantes, por isso, a telerradiologia chegou para agregar valor à área da saúde. 

Em meio a exames, laudos, diagnósticos e consulta médica, o tempo é um fator relevante tanto para a empresa quanto para os profissionais e pacientes envolvidos. Com um recurso que permite otimizar o processo de avaliação é possível transformar e melhorar a experiência e a jornada do paciente

Neste post, você vai saber o que é a telerradiologia e como funciona na prática. Continue lendo e veja como a inovação pode beneficiar médicos e clínicas, além de conhecer as soluções da Genesis Tecnologia, associadas aos serviços digitais!

O que é e como funciona a telerradiologia?

A revolução tecnológica na área da saúde deu vazão aos serviços de telemedicina. Com as consultas médicas realizadas à distância, o tempo dos médicos e pacientes passou a ser mais otimizado e bem aproveitado.

Dessa tendência nasceu a telerradiologia, um serviço que promete maior agilidade e produtividade no acesso a exames para confecção de laudos e elaboração de diagnósticos, de qualquer lugar que o médico possa acessar a internet.

Assim, trata-se de uma solução automatizada de gerenciamento completo dos laudos, desde o recebimento dos exames até chegar às mãos do médico responsável pela confecção e emissão do documento.

De modo eletrônico, é possível transmitir as imagens para que o médico faça a interpretação e elabore o laudo, remotamente. Para que as imagens compartilhadas tenham resolução de qualidade, é preciso salvar no formato DICOM – Digital Imaging Communications in Medicine.

A transmissão ocorre pelo sistema PACS – Picture Archiving and Communication System ou Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens, observando as regras de envio e recebimento de imagens, sobretudo, por se tratar de informações confidenciais de pacientes.

Quais os benefícios da solução para médicos e clínicas?

Com a telerradiologia, o médico ou técnico de radiologia, com permissão de acesso, pode fazer anotações ou alterações online. Isso quer dizer que, especialmente o médico, não precisa estar na clínica para entrar no sistema, conferir as imagens e elaborar o laudo.

O profissional pode estar em viagem ou em outra unidade, que terá condições de agilizar o processo de confecção do laudo à distância. Em muitos casos, as demandas médicas são para esse fim, logo, a rotina ganha um formato de praticidade e economia — de tempo e dinheiro.

Dentre os principais benefícios de contar com a telerradiologia, podemos destacar: 

  • redução dos custos – além de evitar gastos com o deslocamento do médico até a clínica, a emissão de laudos online reduz a necessidade de impressão, o que economiza na compra de papel e toner, além de aquisição e manutenção de equipamentos;
  • padronização dos processos – a confecção sistematizada de laudos estabelece um padrão de documento, o que qualifica e organiza os processos, facilitando a busca e o acompanhamento tanto do médico quanto da equipe técnica;
  • descentralização e desburocratização – a não obrigatoriedade de o médico comparecer à clínica para confecção do laudo simplifica o processo e melhora a percepção do paciente, que nota maior agilidade no atendimento;
  • melhora na relação médico-paciente – sem burocracia e morosidade, a insatisfação da espera pode dar lugar ao encantamento, pois o paciente será atendido mais rápido, inclusive com disponibilização dos resultados de exames realizados;
  • maior praticidade – o acesso de qualquer lugar com internet e visualização instantânea das imagens é o modo prático e facilitado de conferir os dados para interpretação dos resultados, o que gera mais eficiência aos serviços prestados na clínica;
  • segurança de dados – a confiabilidade é um dos pontos mais importantes no relacionamento do paciente com a clínica, médicos e profissionais. Por isso, o armazenamento criptografado das imagens somente permite acesso a pessoas autorizadas por login e senha.

Já existem no mercado soluções para tornar o trabalho de médicos e unidades de saúde mais eficiente e moderno. É o caso da Genesis Tecnologia — o serviço de telerradiologia pode, inclusive, ser incorporado ao sistema Clinux, desenvolvido por nós, que possibilita a gestão completa de clínicas médicas. 

Com o objetivo de atender clientes que desejam oferecer diferenciais a seus pacientes, o sistema integra todas as áreas de uma clínica ou consultório, permitindo interação completa das atividades que envolvem as áreas médicas e administrativas.

Além da telerradiologia, funcionalidades como agendamento web, gestão à vista, questionário digital e portal de laudo foram criadas para facilitar a rotina de todos os setores envolvidos.

Para a emissão de laudos, no fluxo de processo de rotina, você pode contar com algumas facilidades, como:

  • fila por ordem de prioridade – o sistema encaminha de modo automático os exames para o médico, considerando a ordem de prioridade;
  • integração com o SpeechMike Voice Report – o sistema possibilita a transcrição do laudo ditado pelo médico;
  • reconhecimento de voz – além de poder laudar de qualquer lugar, o médico ainda conta com o sistema de reconhecimento de voz para otimizar o trabalho;
  • aviso por SMS – assim que o laudo estiver pronto e liberado, o paciente receberá um SMS com informações sobre a disponibilização do resultado de exames para retirada presencial ou online. No caso de necessidade de complemento de exames ou revisão de laudo, ele também será notificado;
  • integração com o PACS – o Clinux permite integração com o nosso PACS ou de outros parceiros.

As nossas soluções não só acompanham as tendências, como foram desenvolvidas para atender às principais necessidades de otimização dos processos em uma clínica médica, inclusive com a inovação em telerradiologia, que chegou para conectar médicos e pacientes de um jeito prático, priorizando a segurança e a qualidade.

Se você gostou do post e está em busca de uma solução completa de gestão para a sua clínica médica, entre em contato com a gente e saiba como podemos contribuir para aumentar ainda mais a eficiência e sucesso do seu negócio!

Você também pode gostar

Deixe um comentário