5 aplicações da inteligência artificial na medicina que você deve conhecer

5 aplicações da inteligência artificial na medicina

inteligência artificial na medicina
7 minutos para ler

Qual o papel da inteligência artificial na medicina? A área da saúde é uma das que mais se beneficiam da transformação digital ao fazer uso dos recursos tecnológicos para melhorar o desempenho nos processos e serviços.

Entre conceitos, metodologias e softwares, cada vez mais é possível tornar ágil e dinâmico o atendimento e prestação de serviços em toda a área médica. As unidades de saúde podem oferecer maior confiabilidade a seus clientes e pacientes.

Neste post vamos apresentar um panorama da inteligência artificial na medicina e seus principais benefícios. Continue lendo e veja 5 aplicações importantes que revolucionam a área e proporcionam melhores resultados para o negócio!

Entenda o que é a inteligência artificial

A inteligência artificial ou IA é um conceito ou um campo de estudo que potencializa o uso das máquinas em substituição à capacidade humana, considerando o raciocínio lógico para encontrar soluções diante dos problemas da rotina.

Com o uso da inteligência artificial, as máquinas que antes eram programadas para tarefas limitadas e demandavam acompanhamento contínuo de um humano, podem agora trabalhar sozinhas, com o conhecimento determinado por uma configuração que se assemelha à do ser humano.

Isso quer dizer que, muito do que um ou mais funcionários faria pode ser executado por uma máquina em um nível de precisão até maior e em menos tempo. Enquanto as máquinas trabalham, as pessoas que supervisionavam podem dedicar o tempo a atividades mais importantes.

Os algoritmos que a inteligência artificial utiliza, têm como base um padrão de comportamento e ações dos humanos, por isso, é possível ter, em diversos segmentos, equipamentos trabalhando de modo autônomo e independente.

Como funciona a inteligência artificial na medicina: 5 aplicações importantes

Em diversos setores do mercado, a aplicação da inteligência artificial terá um tipo de desempenho. A tecnologia de ponta traz inovação para impulsionar negócios ao otimizar os processos e a rotina de gestores e equipes.

A inteligência artificial na medicina trouxe facilidades e qualidade para o trabalho dos profissionais da saúde e para a gestão das unidades de saúde. Os procedimentos são realizados de modo seguro, o que dá suporte a um direcionamento adequado de cuidados e tratamentos.

Veja algumas aplicações importantes da inteligência artificial na medicina!

1. Precisão de diagnóstico

Qualquer tipo de exame requer cuidado, pois os diagnósticos são fundamentais para ajudar a identificar um problema de saúde, determinar causas e direcionar as melhores alternativas de tratamento.

A Inteligência artificial na medicina proporciona um alto índice de precisão em diagnósticos, evitando, inclusive, que sejam realizadas cirurgias ou procedimentos invasivos, sem necessidade.

Com a ajuda da tecnologia, por meio da IA aplicada e implementada nos equipamentos de imagens, é possível visualizar órgãos com maior nitidez, processando um número relevante de dados sobre o cenário encontrado, o que facilita o trabalho dos profissionais envolvidos.

O que a inteligência artificial faz é aumentar a capacidade de precisão com o cruzamento de dados e informações, o que poderia passar despercebido caso fossem analisados por humanos — médicos e técnicos — em busca de respostas para os problemas relatados pelos pacientes.

2. Avanço em cirurgias

Imagine o que significa para uma equipe médica saber exatamente o que fazer na hora da cirurgia. Com um diagnóstico preciso, os médicos têm condições de identificar onde o problema está concentrando e qual órgão precisa de intervenção.

As cirurgias robóticas que anos antes só eram vistas em filmes futuristas de Hollywood, agora são uma realidade em virtude da inteligência artificial aplicada à medicina. Os robôs exercem uma função determinante na realização de procedimentos.

Eles são inteligentes e conseguem fazer análises criteriosas ainda na prévia da cirurgia, dando aos profissionais responsáveis a oportunidade de se prepararem melhor e de forma preventiva.

A orientação é um dos pontos fortes no uso da inteligência artificial, antes, durante e depois das cirurgias. Os robôs ajudam a conduzir os procedimentos, focando na parte técnica, considerando o que um humano faria, mas com a inteligência da tecnologia.

Com isso, eles são capazes de orientar cada movimento dos cirurgiões, tornando a operação o menos invasiva e mais bem-sucedida, possível. São avanços que prometem, cada vez mais, surpreender o mundo da medicina, sobretudo, quando esses robôs já tiverem autonomia para conduzirem uma cirurgia sozinhos.

3. Software e prontuário eletrônico

Os prontuários dos pacientes eram manuais, e com o desenvolvimento de softwares para gerar e armazenar exames, imagens e vídeos ficou mais fácil coletar ou consultar os dados e acompanhar todo o histórico dos pacientes.

Ao acessar os registros eletrônicos, qualquer profissional com login e senha conseguirá visualizar, de forma rápida e prática, as informações que precisa sobre qualquer paciente que esteja em atendimento na clínica, hospital ou laboratório.

A inteligência artificial, além de reduzir os gastos com impressões, elimina a necessidade do paciente de se locomover com um volume grande de resultados.

4. Otimização do armazenamento de dados

Uma das vantagens da aplicação da inteligência artificial na medicina é que, com o uso de um software inteligente, os dados são armazenados e concentrados em um mesmo ambiente.

Isso evita a perda de informações, ou de tempo, procurando dados em outros lugares. Os profissionais autorizados acessarão as mesmas informações de qualquer dispositivo ou equipamento com internet.

5. Tratamento de doenças

Como a inteligência artificial pode auxiliar os profissionais da medicina no tratamento de doenças? Com os algoritmos certos, os equipamentos são capazes de utilizar alguns conceitos da literatura científica, cruzar com os dados genéticos e clínicos dos pacientes e aproximar as opções de tratamento, de acordo com o diagnóstico de cada paciente.

Embora a inteligência artificial aplicada seja precisa, ela auxilia com direcionamento e não com exatidão. Aí entrará a expertise dos profissionais da medicina para unir conhecimento pessoal com o programado nas máquinas.

O uso da IA para tratar doenças possibilita que os pacientes façam uso de medicamentos que realmente dão condições de melhora. A combinação pode ser mais acertada, aumentando a qualidade de vida dos pacientes e confiança em realizar o tratamento na sua clínica.

Chegamos ao final deste post com a certeza de que a inteligência artificial na medicina possibilita práticas avançadas, melhora a imagem da unidade de saúde e agrega valor se tratando da credibilidade necessária para manter a fidelização dos clientes e pacientes.

Se você deseja sair à frente, se destacar da concorrência, atrair e reter clientes depois de ter visto o que a inteligência artificial pode fazer para o seu negócio, aproveite a visita em nosso blog e saiba agora mesmo quais são as vantagens de adotar um software de gestão para clínicas!

Você também pode gostar

Deixe um comentário