Aprenda a eliminar papel em clínica médica e tenha mais eficiência

Aprenda a eliminar papel em clínica médica e tenha mais eficiência

eliminar papel em clínica médica
6 minutos para ler

A decisão de eliminar papel em uma clínica médica pode causar apreensão, considerando se tratar de um recurso que, por muitos anos, serviu de comprovação das atividades em apoio à gestão e demais departamentos.

Entretanto, com o avanço da tecnologia e transformação digital, além dos sistemas automatizados, existem pelo menos três boas razões para a extinção do uso de papel em uma clínica — sustentabilidade, redução de custos e otimização de espaço.

Como reduzir o uso do papel na sua clínica com segurança? Neste post, vamos falar da importância e vantagens dessa prática e como um software de gestão pode ajudar nesse processo. Continue lendo e torne seu negócio muito mais eficiente!

A importância da redução do papel nas empresas

As pilhas de papel, acumuladas nos setores ou em arquivos, contam a história de atuação de muitas empresas. No entanto, a tecnologia chegou para mostrar que é possível ter esse registro e memória sem a necessidade de impressão ou armazenamento físico.

Tanto a automatização quanto as questões ambientais foram fundamentais para mostrar que o uso em excesso do papel é mais prejudicial do que benéfico. A sustentabilidade é um assunto recorrente, chamando a atenção para a responsabilidade de reduzir seu consumo.  

É possível agilizar os processos e oferecer segurança aos clientes, sem ter que recorrer a um grande volume de impressões. A mudança no comportamento das pessoas, que passaram a ser mais digitais, colabora para que a eliminação de papel seja mais bem-sucedida.

Melhores práticas para eliminar papel em uma clínica médica

A área da saúde é uma em que processos sugerem o uso ilimitado de papel para garantir um atendimento de qualidade aos pacientes. No entanto, essa é uma realidade que passa por transformações, sobretudo, pelo uso de sistemas especializados em gestão médica.

Em uma clínica médica já é possível a tecnologia absorver grande parte da demanda de pacientes, de modo automatizado. Com isso, o papel pode ser utilizado somente em casos específicos e, de fato, necessários.

A eliminação de papel é vantajosa para a clínica e para o planeta, pois além de reduzir a burocracia e os gastos, contribui para a preservação do meio ambiente. Os pacientes observam quando uma clínica se preocupa com o bem-estar geral e não apenas com as questões que envolvem os problemas de saúde.

Seu negócio só tem a ganhar com a eliminação do grande volume de papel, mas, para ser uma redução consciente e efetiva, é importante observar alguns aspectos. Veja os passos para eliminar papel em sua clínica médica!

Avaliação do consumo diário de papel

O primeiro passo é analisar o uso de papel na sua clínica, ou seja, se é mesmo necessário fazer impressão dos arquivos e documentos que envolvem os pacientes e os departamentos.

Entre cadastros de pacientes, agendas, prontuários, notas fiscais e contratos, por exemplo, é possível rever a forma de geração da informação e uso do papel como comprovação de registro.

Os gastos com papel, impressão e equipamentos são elevados, por isso, é fundamental verificar a necessidade real de geração do arquivo impresso — em muitos casos, os documentos são impressos apenas para o momento e eliminados posteriormente, acarretando desperdícios.

Adoção de um modelo sustentável na clínica médica

O tema sustentabilidade vai além dos discursos sobre a economia dos recursos naturais para ajudar o planeta. É preciso implementar ações que visam melhorar a qualidade de vida de todos – pacientes, gestores, colaboradores e sociedade como um todo.

Assim, a utilização de materiais reciclados, a reutilização de rascunhos, a movimentação de informação online, versão online de documentos fiscais e controle de impressões são algumas práticas que surtem efeito em médio e longo prazo.

Implementação de um sistema de gestão para clínica médica

Os sistemas de gestão para clínicas médicas têm ajudado nesse processo ao automatizar as operações de rotina. Os softwares, desenvolvidos para coletar dados, centralizar as informações e integrar processos, possibilitam a comunicação entre setores, sem o uso de papel.

Do agendamento online à telemedicina, o avanço tecnológico permite interação entre clínica, médicos e pacientes de uma maneira rápida e fácil. No financeiro, os processos de autorização dos convênios médicos e de faturamento podem deixar de lado a impressão para armazenar as informações de modo sistêmico.

Até mesmo a Nota Fiscal Eletrônica já exibe um padrão digital para envio por e-mail, o que demanda impressão somente em casos extremos. O prontuário eletrônico é também um ganho proporcionado pela tecnologia.

Com a elaboração digital, não é necessário manter um ambiente de arquivo, repleto de pastas e impressões, além de um profissional exclusivo para cuidar do departamento. Tudo pode ser gerenciado via sistema integrado, o que facilita a busca e localização de dados e informações com mais agilidade.

Em pouco tempo, você perceberá o aumento da organização e produtividade. Com uma quantidade menor de papéis e o suporte de um sistema especializado, a visualização dos processos e a comunicação entre os setores padronizam as atividades e minimizam o desgaste do trabalho manual.

Ao eliminar papel da clínica médica, seus pacientes perceberão os esforços para a prestação de um serviço mais sustentável, com impacto positivo e amplo. Certamente, esses são passos que melhoram a imagem da sua marca – um caminho para colocar seu negócio em vantagem competitiva.

Gostou do post? Aproveite para compartilhar nas suas redes sociais e colaborar para que mais pessoas se conscientizem sobre a importância de eliminar papéis e adotar medidas mais sustentáveis em favor do bem-estar de todos!

Você também pode gostar

Deixe um comentário