Perdas financeiras em clínicas: veja as principais e como evitar!

Perdas financeiras em clínicas: veja as principais e como evitar!

Perdas financeiras em clínica médica
6 minutos para ler

As perdas financeiras representam um atraso no desenvolvimento e resultados de uma clínica médica. Isso porque a má gestão financeira impacta todos os setores, processos e atividades, influenciando na qualidade de atendimento ao paciente.   

O gerenciamento eficiente das finanças é essencial para garantir a estabilidade do negócio. Para isso, o gestor deve ter em mente a necessidade de organização e controle, sobretudo, do que envolve a movimentação de dinheiro.

Neste post, além de chamar a atenção para a importância de ter um bom controle financeiro, separamos os principais motivos de perdas financeiras e como evitar problemas no caixa da clínica!

Por que é tão importante controlar as finanças da clínica?

A criação de uma empresa depende da elaboração de um plano de negócio. Nele, são detalhadas todas as necessidades para dar início às atividades. Um dos pontos mais importantes é o investimento e como se dará o retorno desse montante.

Isso quer dizer que antes mesmo do funcionamento, as finanças estão no topo da lista de cuidados e controle da gestão para evitar falhas e perdas. Apesar do contexto em que a área da saúde está inserida, é preciso, acima de tudo, enxergar sua clínica como um negócio.

Em qualquer circunstância, a gestão é um desafio. E no caso de uma clínica que envolve a prestação de serviços, é primordial ter controle do dinheiro. Por isso, o conhecimento sobre os números que se movimentam em cada área pode evitar o déficit financeiro.

Quais são as principais perdas financeiras em uma unidade médica?

Nenhum empreendedor ou gestor deseja perder dinheiro, pelo contrário, a ideia é fazer o negócio crescer e ter sucesso financeiro. Ter as finanças controladas, significa poder arcar com as despesas e fazer novos investimentos para melhorar a satisfação do cliente interno e externo.

Vale lembrar que funcionários satisfeitos, além de ter um bom ambiente de trabalho, são aqueles que recebem seus salários e benefícios em dia. Quando a clínica proporciona boas condições de trabalho, certamente, as equipes estarão mais motivadas e produtivas.

Além disso, o dinheiro colabora para que o paciente tenha uma experiência diferenciada, desde a estrutura da clínica até a modernidade dos serviços — canais de atendimento integrados para facilitar a comunicação e interação.

Entretanto, alguns elementos, quando não gerenciados adequadamente, podem levar a perdas financeiras. Relacionamos os principais e o que você deve fazer para evitar as ocorrências!

Glosas médicas

A glosa médica é um dos eventos que mais gera problemas financeiros para uma clínica, considerando que se trata do não pagamento, por parte dos planos de saúde, de valores referentes a exames e consultas realizados pelo convênio.

No geral, quando a autorização de um procedimento não ocorre devidamente, o prazo de aprovação entra em desacordo com o controle da clínica. Essa diferença interfere no planejamento mensal financeiro, deixando a gestão descoberta. Por isso, o controle rigoroso é fundamental e necessário.

Controle deficiente do fluxo de caixa

O fluxo de caixa nada mais é do que o acompanhamento do que entra e o que sai no caixa da clínica. Esse processo deve ser diário, caso contrário, um erro pode ser fatal e levar a perdas financeiras. 

Quando realizado manualmente, o risco é maior, pois se um profissional esquece de fazer um lançamento ou de atribuir uma despesa ou receita a uma conta errada, o erro pode ser difícil de identificar e causar diferença no saldo.

Aumento do no-show

Quando o paciente agenda uma consulta ou procedimento, toda a clínica é envolvida no atendimento, desde a equipe de agendamento até o profissional especializado. Essa movimentação gera um custo para a empresa, seja de mão de obra ou de material. 

O não comparecimento provoca um “buraco” na agenda que nem sempre pode ser preenchido de última hora. Assim, o horário que deveria ser rentável, na verdade será de perda e improdutividade – com um sistema de agendamento online e confirmação, é possível minimizar essas ocorrências.

Como um software de gestão pode ajudar a gestão financeira?

Um software de gestão, além de modernidade, confere mais eficiência no gerenciamento completo das atividades de uma clínica médica. Sem contar a agilidade que a automatização proporciona, ao substituir a morosidade do trabalho manual por processos padronizados.

Na área financeira, um sistema permite que os pagamentos e recebimentos aconteçam de forma automática, possibilitando melhor controle da gestão. Uma vez que os valores são inseridos nos campos corretos, será mais fácil identificar um erro e evitar a perda financeira. 

Para as glosas médicas, também há solução com a autorização automática do convênio, o que permite ao gestor fazer um acompanhamento sistemático e em tempo real — um controle que favorece a tomada de decisão e intervenções em tempo hábil. 

Com o software de gestão, é possível implementar o agendamento web – uma solução inteligente, que concede ao paciente maior autonomia para decidir o melhor dia e horário para marcar seus exames e consultas, escolhendo o profissional de preferência. 

Dessa forma, as chances de ele se ausentar e causar o no-show são reduzidas, sobretudo pela capacidade do sistema de fazer a confirmação automática. Caso o paciente não possa comparecer, a antecipação permite reorganizar a agenda ou dar oportunidade a alguém que esteja aguardando uma desistência.   

Com um bom software e gerenciamento adequado de todas as áreas da clínica médica, é possível evitar as perdas financeiras. O controle e a organização sistematizados permitem que os processos sejam mais enxutos, otimizados e descomplicados – o que, em vez de gerar prejuízo, reduz os custos e aumenta os lucros. Portanto, não espere ter problemas para melhorar a eficiência do seu negócio.   

Gostou do post? Se você está procurando por um sistema completo de gestão para a sua clínica médica, conheça agora mesmo o Clinux e todas as funcionalidades essenciais para facilitar o seu controle diário!

Você também pode gostar

Deixe um comentário