Paciente idoso: como ter excelência no atendimento a esse grupo?

Paciente idoso: como ter excelência no atendimento a esse grupo?

Pacientes idosos
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Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, existem cerca de 30 milhões de pessoas com mais de 60 anos no Brasil. Os números mostram o quanto é importante que as clínicas médicas preparem sua estrutura e equipe para lidar com o paciente idoso.

A terceira idade requer atenção diferenciada no atendimento, por isso, criar meios para um relacionamento humanizado pode ser a estratégia que você precisa na sua clínica e, assim, atrair e fidelizar mais pacientes.

O objetivo deste post é falar sobre a importância de ter atenção ao atendimento dos pacientes idosos e trazer dicas para gestores e médicos de como atender com excelência essa parcela da sociedade. Continue lendo e veja como aumentar a visibilidade da sua clínica ao atender esse público!

A importância do bom atendimento ao paciente idoso

De modo geral, prestar um bom atendimento é essencial, independentemente da pessoa. Entretanto, o paciente idoso exige mais cuidado, considerando ser um público mais frágil, por diversos motivos.

Mesmo com o avanço tecnológico e presença digital em quase todos os segmentos, os 60+ ainda estão se familiarizando com meios de comunicação diferentes, como chat, WhatsApp e redes sociais.

A maioria ainda prefere o bom e velho contato telefônico, em que é possível conversar diretamente com um atendente. Acontece que algumas dessas pessoas já não possuem o tom de voz elevado ou conseguem se expressar claramente para falar sobre suas necessidades.

No caso de uma clínica médica, o paciente idoso está em busca de solução para os problemas de saúde ou cuidando para que não se desenvolvam. Com isso, é preciso ouvir com interesse, ter objetividade nas respostas e atender esse tipo de paciente com todo o carinho e atenção.

É importante que, durante o atendimento, ele se sinta valorizado, com a certeza de que a clínica se importa com seu bem-estar e que os médicos, de fato, farão de tudo para restabelecer sua saúde.

Do primeiro contato, agendamento e consulta médica, as informações devem ser claras e detalhadas para não gerar dúvidas em um paciente idoso. Tudo isso fará com que ele perceba as diferenças entre a sua clínica e a concorrência, o que favorece o processo de fidelização.

Boas práticas de atendimento ao público da terceira idade

Ter um atendimento de qualidade é desafiador em qualquer tipo de negócio, por isso, existem práticas que você pode implementar na gestão, assim como os médicos podem aderir em seus consultórios.

A área da saúde, sobretudo as clínicas médicas, quando se trata de um paciente idoso, deve personalizar o atendimento e encontrar meios de encantar esse público diariamente.

Veja algumas práticas saudáveis de atendimento ao paciente idoso que você pode implementar na sua clínica médica!

Atenção às limitações desses pacientes

Muitos pacientes idosos podem ser limitados, não só fisicamente. Com o passar do tempo, a mobilidade das pernas e das mãos já não é a mesma, assim como a capacidade de memória e, por vezes, raciocínio — o que é natural para todos.

É preciso atentar para situações como essas durante o atendimento, pois, todo o processo pode ser mais lento e demandar paciência dos atendentes. Portanto, tenha um time preparado para lidar com um paciente 60+ e não deixar que suas limitações sejam um problema.

Adaptação da estrutura da clínica

Da recepção ao consultório médico, toda a estrutura deve ser pensada para receber pacientes de todas as idades, o que inclui os idosos. Assim, disponibilize rampas, elevadores (se for o caso), cadeiras de rodas e apoio para as mãos em corredores e banheiros.

Em caso de queda, o paciente idoso pode ter consequências sérias, logo, evite ao máximo o risco de acidentes. Quanto mais seguro ele se sentir, maiores serão as chances para tornar a vê-lo novamente.

Atendimento empático e humanizado

Um atendimento humanizado, em que a equipe saiba se colocar no lugar de um cliente, eleva o padrão de qualidade e diferencia uma clínica médica da outra. Pacientes idosos podem precisar de um suporte mais cauteloso, já que podem oferecer mais dificuldade para se convencerem de algo.

É crucial que o atendente saiba lidar com essas dificuldades e encontrar meios de resolver o problema de um idoso, sem que seja necessário entrar em embates. A tolerância no relacionamento com esse público é qualidade indispensável para o sucesso do atendimento.

Automatização para agilizar o atendimento

Embora o público idoso não seja adepto ao atendimento automatizado, uma plataforma digital proporciona à clínica médica melhores condições para lidar com o público 60+ — ter um sistema ajuda no acompanhamento do histórico desse paciente.

Com um software integrado de gestão para clínicas você pode disponibilizar uma central telefônica, mas gerenciar toda a conversa via sistema. Assim, do agendamento web ao prontuário eletrônico e confecção de laudos médicos, o atendimento será mais ágil e eficiente.

Sem contar que os processos que envolvem a autorização automática do convênio médico, faturamento de consultas e controle de agenda podem ser realizados sistematicamente, eliminando o trabalho manual, para que a equipe de atendimento tenha mais tempo para dedicar a um paciente idoso.

Esse grupo, naturalmente, tem prioridade de atendimento, mas é importante que a clínica vá além e ofereça bem mais do que parece obrigatório. A vantagem competitiva está em ter uma equipe de profissionais capaz de surpreender seus clientes e proporcionar uma experiência única e encantadora.

Gostou do post? Já que estamos falando de excelência no setor de atendimento para encantar um paciente idoso, aproveite e veja por que e como adotar a medicina humanizada!

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