Como vai a relação médico-paciente na sua clínica?
A boa relação médico-paciente é essencial para que o profissional se torne confiável e consiga realizar bem o seu trabalho. É uma construção que exige atenção e cuidado para compreender o paciente muito além das consultas de rotina ou tratamento.
Muitos enxergam o médico como uma figura amiga, a quem podem confidenciar seus medos, impressões e anseios. A medicina humanizada é uma prática que cada vez mais ganha espaço dentro das clínicas, hospitais e laboratórios.
Foi pensando na importância dessa relação que trouxemos, neste post, uma reflexão sobre a interação dos médicos com os pacientes da sua clínica. Continue lendo e veja como construir um relacionamento saudável!
Por que é tão importante desenvolver uma boa relação médico-paciente?
De modo geral, no início, o que faz um paciente agendar a consulta são os cuidados preventivos ou suspeita de algum problema. O profissional pode ser indicado por alguém que já passou por uma avaliação ou surgir de uma pesquisa na internet.
O fato é que a relação começa a se desenvolver no momento em que o paciente estiver de frente para o médico. A confiabilidade e a segurança nascem da total atenção dispensada ao paciente durante e depois da consulta.
Mais do que fazer perguntas técnicas, prescrever medicamentos ou solicitar exames, o paciente espera ser acolhido pelo médico. Ele precisa sair da clínica com o desejo de voltar, convencido de que mais que um médico competente, encontrou um profissional humano.
Já faz tempo que uma consulta distanciada e sem afetividade deixou de predominar na área médica. A sensação de que um médico é gente como a gente, cada vez mais ganha espaço dentro das instituições de saúde.
Assim como os pacientes, o profissional também adoece, tem problemas e prioriza uma vida de bem-estar e troca humanizada. Antes de fechar e transmitir um diagnóstico, é fundamental que o médico conheça bem os seus pacientes até mesmo para saber como fazer a abordagem.
Como construir essa relação de forma saudável?
Não existe uma fórmula padrão para a relação médico-paciente, considerando os diferentes perfis de pessoas que procuram por atendimento médico. Os casos, diagnósticos e tratamentos podem ser similares, mas cada indivíduo reage de forma distinta.
Contudo, na construção de um relacionamento positivo, prevalece o lado humano. Logo, o médico pode se diferenciar muito além do conhecimento e competência técnica. Aqui vão algumas dicas de conduta para desenvolver uma boa relação médico paciente!
Ouça os pacientes
Antes de tecer qualquer comentário, o médico deve ouvir o paciente e, quem sabe, evitar erros de diagnóstico ou prescrição de medicamentos. Por mais amplo que seja o conhecimento, a escuta ativa é um sinal de interesse pelo que ele sente.
O relato do paciente pode fornecer uma série de detalhes que ajudam na avaliação e entendimento do problema. Mesmo com uma agenda preenchida, com objetividade e clareza é possível direcionar a consulta, sem minimizar a participação do paciente.
Respeite o tempo da consulta
Com planejamento e organização dos horários é possível destinar um tempo razoável para cada consulta. Nenhum paciente deseja passar por um atendimento relâmpago, sem atenção ou tempo para fazer perguntas ao médico.
Se a relação médico-paciente se constrói com base na humanização e confiança, no mínimo o tempo de consulta precisa ser suficiente. O paciente sairá muito melhor, não só em relação à saúde, mas com alívio por encontrar um excelente médico.
Ofereça um atendimento humanizado
Na área médica, a humanização perpassa a ideia de confiança e respeito, o que vai muito além do exercício da medicina. A preocupação genuína de um médico com seus pacientes é notada em sua postura dedicada a cuidar da saúde mental e física.
Um bom médico não mede esforços para que seus pacientes se recuperem e tenham mais qualidade de vida. Ele se coloca à disposição para esclarecer dúvidas, orientar sobre o efeito de medicamentos ou como será realizado um procedimento. Tudo isso é feito com um acompanhamento de perto, transmitindo segurança ao paciente.
Seja pontual
A pontualidade é uma característica apreciada por qualquer pessoa que acredita que o tempo é precioso, independentemente de ser o médico ou o paciente. Ninguém gosta de esperar. Portanto, esteja a postos no horário de cada consulta.
Os atrasos geram impaciência e insatisfação, interferindo na construção de uma boa relação médico-paciente. Sabemos que imprevistos acontecem, mas evite ao máximo deixar seus clientes esperando, sem uma justificativa convincente.
No juramento de Hipócrates, há um trecho que diz: “A Saúde do meu Doente será a minha primeira preocupação”. São palavras que devem ecoar ao longo de toda a carreira de um profissional da medicina.
Reconhecer que o trabalho médico está muito além do que diz a ciência é um princípio básico importante. É passo que todo profissional precisa para ganhar de vez a confiança e fidelização dos pacientes.
A relação médico-paciente se sustenta nesse pilar de cuidado, empatia e real interesse pelos problemas que afligem o outro. Se você deseja atrair e reter pacientes na sua clínica, comece por colocar cada um deles no centro do negócio.
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