Entenda como o Clinux pode melhorar a saúde financeira da sua clínica

Entenda como o Clinux pode melhorar a saúde financeira da sua clínica

saude-financeira
5 minutos para ler

O tema saúde financeira sempre esteve em evidência nos buscadores da web, sobretudo em relação ao controle das finanças corporativas. A abordagem recorrente se deve à importância de gerenciar bem os recursos para sobreviver em um mercado tão competitivo.

A área da saúde demanda ainda mais cuidado com o que entra e sai do caixa para garantir a eficiência no atendimento aos pacientes. Da infraestrutura à compra de materiais, um controle automatizado pode dar ao gestor o suporte adequado para tomar decisões com segurança.

Como andam as finanças da sua clínica? Neste post, vamos falar sobre o conceito de saúde financeira e a importância desse controle. Continue lendo e veja os benefícios do Clinux com suas integrações inteligentes para facilitar a rotina do departamento!

O que quer dizer saúde financeira?

Entre despesas e receitas, custos fixos e variáveis, a saúde financeira significa ter equilíbrio das finanças. Se tratando de uma empresa, quer dizer que o gestor deve ter controle dos gastos para garantir o saldo positivo ao final de um período.

Nesse contexto, um cenário ideal e saudável é aquele em que se consegue honrar as contas, fazer investimentos com projeções de retorno e manter uma boa reserva. Para isso, é preciso acompanhar os números diariamente com registro de tudo o que acontece dentro da empresa.

Por que o controle financeiro de clínica é tão importante?

O bom funcionamento de uma clínica médica depende da estrutura adequada para atender os pacientes e realizar procedimentos ou exames. Quando falamos de negócio, os pacientes são clientes que esperam contar com serviços de qualidade.

Cabe ao gestor fazer um bom uso do dinheiro, de modo que as ações e decisões do presente garantam a existência da clínica no futuro. Isso quer dizer que é preciso oferecer uma experiência diferenciada para se manter na memória e preferência dos pacientes.

Mas o que isso tem a ver com a saúde financeira? A organização e o controle das finanças refletem em tudo em uma clínica. A credibilidade está diretamente associada à capacidade de atender bem e solucionar problemas, o que inclui ter condições de cuidar da saúde dos pacientes.

Não basta ter um espaço bonito e confortável se os fornecedores não são pagos em dia, os convênios médicos não fazem o repasse no prazo correto ou os materiais e insumos não são repostos no estoque.

Os colaboradores, sejam eles funcionários, sejam parceiros, precisam receber pelo trabalho que executam. A parte fiscal e tributária é outro aspecto de preocupação financeira, já que o pagamento de impostos garante que a clínica se mantenha em atividade.

São diversos os fatores que afetam a rotina, caso a saúde financeira da clínica esteja abalada. É preciso evitar, a todo custo, o descontrole que pode evoluir para a famosa “bola de neve”, colocando em risco a autossuficiência da clínica.

Quais são os benefícios de contar com um sistema como o Clinux?

A melhor forma de gerenciamento é ter controle absoluto de toda a movimentação financeira. Os números não mentem e, quando registrados da maneira correta, fornecem dados em todas as áreas.

Vale ressaltar que, para ser eficiente, a gestão depende de se manter informada diariamente e, se possível, em tempo real. A velocidade dos acontecimentos em qualquer setor do mercado exige que o gestor esteja preparado para tomar decisões.

Em um mundo moderno e tecnológico, a automatização é inevitável para a padronização, controle e otimização dos processos. Com um sistema especializado em gestão de clínicas, além de garantir um setor financeiro estruturado, dá mais agilidade no dia a dia.

O Clinux, sistema especializado de gestão para clínicas, foi desenvolvido pensando nas necessidades dos profissionais na área da saúde. Suas funcionalidades foram desenvolvidas para respaldar as atividades tanto dos gestores, médicos e técnicos quanto das equipes administrativas.

Entre as funções do sistema voltadas diretamente para a área médica, estão:

  • agendamento online – agenda integrada entre médicos e setor de atendimento;
  • questionário digital para anameses;
  • portal de laudos – registro de imagens, confecção e liberação de laudos;
  • controle de estoque – solicitação de materiais e cotação;
  • gestão à vista – controle centralizado para acompanhamento em tempo real;
  • telerradiologia.

No setor financeiro, o software facilita a rotina do departamento da área contábil com integrações inteligentes como:

  •  lançamento de nota fiscal;
  • conciliação bancária;
  • registro de despesas e receitas;
  • emissão de guias de impostos;
  • fechamento de balanço. 

O intuito é garantir que a gestão tenha acesso a todas as informações que estejam ligadas a qualquer movimento numérico. Para isso, o sistema permite que os módulos sejam integrados e forneçam os recursos necessários no registro das atividades financeiras.

Com a ajuda do Clinux, o gestor não vai mais precisar ir de departamento em departamento ou fazer reuniões constantes para obter informações. Da tela do computador, por um painel, é possível visualizar os registros, filtrar os dados e elaborar relatórios personalizados.

O software é flexível e adaptável à realidade da clínica, conforme a necessidade de controle e acompanhamento do gestor. Isso quer dizer que, além das funcionalidades próprias do sistema, é o gestor quem escolhe o que integrar para maior efetividade e controle da saúde financeira da clínica.

Se você gostou deste artigo e está em busca de uma solução completa de gerenciamento da sua clínica, entre em contato com a gente. Teremos o prazer de demonstrar o que o Clinux é capaz de fazer pelo seu negócio!

Você também pode gostar

Deixe um comentário