7 acompanhamentos que a solução Gestão à vista melhora na sua clínica

7 acompanhamentos que a solução Gestão à vista melhora na sua clínica

Solução Gestão à vista
7 minutos para ler

A solução Gestão à vista é o que há de mais moderno e dinâmico no acompanhamento do desempenho geral de um negócio. Na prática do dia a dia, é quase impossível que um gestor consiga monitorar de perto o trabalho realizado pelas equipes nos diversos setores. 

É preciso contar com um recurso que centralize os dados e informações e permita boas análises para tomar decisões mais seguras. Sabemos que na área da saúde, as atividades são complexas e demandam um gerenciamento eficiente e otimizado dos processos. 

O objetivo deste post é mostrar que existem soluções eficientes para acompanhamentos mais assertivos dos indicadores essenciais no controle da gestão. O Gestão à vista é um deles e aqui trazemos pelo menos 7 acompanhamentos que justificam sua indicação. Continue lendo e confira!

A importância de acompanhar e analisar os indicadores

Os indicadores fornecem insights que ajudam a gestão no processo analítico da rotina, em meio a tantas demandas de atendimentos e serviços em uma clínica médica. Sem o devido acompanhamento, será difícil para o gestor criar estratégias de atração e retenção dos pacientes. 

Para oferecer uma experiência rica e diferenciada, é imprescindível melhorar e padronizar os processos. O gestor tem um papel essencial nesse contexto. No entanto, precisa contar com instrumentos efetivos de análise.

O que é a solução Gestão à vista 

Os dados são elementos para a construção de indicadores que, por sua vez, compõem os relatórios. Fazer a compilação desses dados de forma manual, além do risco de erros e retrabalho, toma um tempo que poderia ser direcionado para aspectos mais importantes do negócio. 

A solução Gestão à vista é um instrumento que traz clareza e visibilidade, permitindo um acompanhamento mais assertivo dos indicadores de gestão. Isso possibilita uma atuação mais precisa do gestor ou das lideranças.

Por um painel visual de tela única, de modo centralizado e automático, o gestor consegue acompanhar os dados da clínica, ou seja, todas as informações de agendamento, faturamento e desempenho dos convênios, em tempo real. 

É uma ferramenta online que permite o acesso de qualquer dispositivo que tenha internet. Sendo assim, mesmo fora da clínica, o gestor não deixa de acompanhar a rotina dos setores e equipes.

7 indicadores de fácil visualização na solução Gestão à vista

Para fazer boas análises e tomar decisões seguras, é fundamental contar com uma ferramenta que forneça dados e informações confiáveis, bem como com uma solução inteligente de análise. 

Assim, o Gestão à vista se mostra um instrumento eficiente de medição, com consistente composição gráfica e base de dados completa. A solução integrada disponibiliza todas as informações necessárias para uma excelente gestão da sua clínica. 

Selecionamos 7 indicadores mais importantes e relevantes em uma unidade médica que o Gestão à vista consegue monitorar e disponibilizar informações para facilitar o trabalho estratégico do gestor. Confira!

1. Capacidade de atendimento

Por esse indicador, é possível saber a capacidade de número de atendimentos dentro de um período, de acordo com o funcionamento e as horas trabalhadas pelas equipes. O painel mostra a taxa de ocupação, relacionando a porcentagem do tempo em que a clínica permanece ocupada com os atendimentos e pacientes. 

Com esses dados, será mais fácil responder perguntas sobre o tempo que a clínica passa vazia ou quais os possíveis motivos de horários sem preenchimento. O cruzamento de informações traz elementos que mostram onde, possivelmente, há erros de gestão, processos ou operação.

2. Histórico de pagamentos

Nos lançamentos financeiros, o controle de saldo realizado e conciliado fica disposto no sistema, por meio de uma única tela. O Gestão à vista ainda mostra os fornecedores e contas mais importantes, débitos a vencer e em aberto e previsões de pagamento. 

Além disso, é possível fazer um controle preciso na sua clínica, tudo demonstrado em relatórios de fluxo de caixa. As compras do estoque, previsões de recebimentos de convênio e atendimento particular se transformam em lançamentos de fácil visualização.

3. Gestão dos recebimentos

Da mesma forma, todos os valores a receber, entre receita avulsa e repasse de convênios, podem ser visualizados no painel de modo prático. Sabendo o que há para receber em um determinado período, é possível tomar decisões de compras ou investimento.

Com a facilidade de gerar a previsão de recebimento, o gestor mantém as finanças em equilíbrio para não colocar o negócio em risco. Além disso, pode analisar o quanto a clínica precisa melhorar em performance e produtividade para aumentar a receita.

4. Quantidade de exames realizados e pacientes atendidos

Pelo Gestão à vista é possível monitorar todas as etapas e processos do exame da clínica. 

O paciente também assina no tablet e tem a sua assinatura arquivada no sistema, eliminando assim o livro da clínica. Esses registros informam a quantidade de pacientes atendidos em um determinado período.

5. Glosas médicas

Todo gerenciamento de recurso de glosas médicas é possível ser realizado pelo sistema, gerando relatórios dos convênios que mais deixam de pagar exames e as causas disso para evitar futuros prejuízos. 

As perdas também são registradas no sistema, ou seja, aquelas que não cabem mais recursos. Um processo complexo, que demanda atenção e ação do gestor para que as perdas por glosas não sejam recorrentes, com impacto no financeiro além do previsto ou admissível.

6. Ticket médio de convênios

Qual a média de gastos de cada paciente na sua clínica dentro de um determinado período? Pelo painel, você pode determinar a janela de análise para mensurar o gasto por procedimentos, consultas de rotina, tratamentos e exames, se for o caso, realizados por meio dos convênios.

Ter a noção do ticket médio também é uma forma de equilibrar as finanças, manter a saúde financeira e visualizar as ações de melhoria nos serviços que não estão performando conforme o previsto ou desejado.

7. Porcentagem do faturamento

Como as informações mais importantes são preenchidas de forma sistematizada durante o atendimento, as chances de erros são mínimas, o que assegura um percentual de faturamento confiável e rastreabilidade das informações, caso necessário.

Dessa forma, além de identificar os lançamentos referentes aos convênios, em caso de dados ou informações incoerentes, o gestor pode identificar no CLINUX o profissional responsável para avaliar a recorrência das falhas e sua produtividade. 

Como você pôde ver, a solução é completa, prática e necessária na vida de um gestor de sucesso. Com uma ferramenta otimizada e automatizada, você pode se dedicar às estratégias do negócio, sem, contudo, deixar de acompanhar de perto e em tempo real as ocorrências e operações do dia a dia. 

A solução Gestão à vista é integrada ao sistema CLINUX e controla todo o processo interno de forma simples e descomplicada. Do agendamento até a conciliação do faturamento, você tem nas mãos o gerenciamento total da sua clínica médica. 

Se você gostou do post e deseja saber mais sobre nosso sistema e os benefícios de uma ferramenta especializada, solicite agora mesmo o contato do nosso time para conhecer em detalhes o seu funcionamento e como podemos ajudar no desempenho do seu negócio!

Você também pode gostar

Deixe um comentário