Transformação digital na saúde: sua clínica está preparada?
A velocidade das mudanças impostas pela era digital estabeleceu um ritmo necessário de preparação para se adaptar a um mundo mais moderno. A transformação digital na saúde trouxe uma nova perspectiva de serviços e processos para hospitais e clínicas.
Com isso, é preciso rever a forma de atuação, considerando o uso de ferramentas e soluções tecnológicas para melhorar a experiência do paciente. Aplicações como inteligência artificial (IA), big data e business intelligence e ChatGPT estão ditando as regras para o futuro.
Neste post, falamos sobre a transformação digital, aplicação e benefícios para a área da saúde. Continue lendo e veja também como preparar sua clínica tendo um software especializado de gestão como aliado!
O que é a transformação digital?
Transformação digital é um movimento de mudanças que incorpora a tecnologia e suas aplicações digitais nas atividades cotidianas. O foco está em utilizar as ferramentas e recursos como instrumento de solução de problemas para gerar satisfação e fidelização.
Quais são os benefícios da transformação digital na saúde?
A transformação digital diz respeito não só ao uso da tecnologia a favor do negócio, mas à reformulação da cultura organizacional como um todo. Na área da saúde, o conceito propõe mudanças abrangentes, que envolvem gestão, equipe de atendimento e time técnico.
O comportamento do consumidor mudou e, com ele, a necessidade de as empresas se adequarem a esse movimento. Independentemente do segmento, é preciso pensar em estratégias e ações de melhorias, especialmente no que diz respeito à agilidade e segurança.
Na saúde, os processos são mais complexos, repletos de dados confidenciais que exigem cuidado, considerando o rigor da LGPD. Seja para o agendamento de uma consulta, seja para realização de procedimentos ou autorização de convênio, é preciso encurtar os caminhos burocráticos.
Para quem se pergunta por que investir na transformação digital como fator de competitividade, fizemos uma lista de bons motivos!
Maior eficiência operacional
Um dos maiores ganhos proporcionados pela transformação digital na saúde é que muitos processos, antes manuais, podem ser automatizados. As operações se tornam mais eficientes em serviços como marcação de consulta, emissão de prontuários, realização de exames e confecção de laudos, por exemplo.
Melhoria na qualidade do atendimento
Os pacientes satisfeitos são aqueles que têm seus problemas resolvidos, desde um atendimento mais rápido até um diagnóstico médico preciso e um tratamento eficaz. O atendimento satisfatório deve ser um combo de facilidades para os pacientes, sobretudo de acesso rápido a informações importantes, como o histórico de saúde e resultados de exames.
Redução de custos
As soluções digitais eliminam processos manuais, absorvem demandas menos urgentes e liberam a equipe para se dedicar a questões mais complexas. Dessa forma, o tempo de espera dos pacientes é menor, aumentando o potencial quantitativo de atendimento, sem precisar mexer na força de trabalho — a redução de custos é consequência dessa modernização tecnológica e digital.
Maior segurança na tomada de decisões
Um sistema especializado, alimentado por soluções tecnológicas e digitais, permite que o gestor clínico tenha acesso a dados em tempo real. Com informações rápidas e mais confiáveis sobre tudo o que acontece na clínica, será mais fácil tomar decisões, especialmente as que envolvem investimentos e gastos.
Como preparar sua clínica para incorporar esse conceito?
A transformação digital na saúde consiste na mudança do mindset em relação ao que a clínica oferece no presente e o que deseja para o futuro. Ao aderir às novas tecnologias e considerar o uso de aplicações para melhorar os processos, toda a clínica começa a se desenvolver em um conceito mais amplo e sistematizado.
É importante envolver os profissionais, colaboradores e parceiros para que todos participem dessa nova jornada. Pensando na evolução do atendimento e incorporação da tecnologia nos processos, a saúde 5.0 se consolida e pode colocar a clínica em posição de destaque.
Logo, a preparação começa no entendimento de que é preciso inovar e buscar meios de tornar os serviços cada vez mais eficazes. Isso quer dizer que não adianta apenas investir em tecnologia de ponta, mas adequar toda a clínica para explorar ao máximo suas funcionalidades e benefícios.
O paciente deve ser o foco central das melhorias, portanto, as soluções desenvolvidas devem corresponder às expectativas dos variados perfis. Apesar da importância de tornar a clínica mais moderna e digital, é fundamental preservar a humanização em todos os atendimentos — o paciente se sentirá acolhido e valorizado.
Software especializado de gestão
O mundo offline se funde ao universo online, fortalecendo a ideia de atendimento phygital, ou seja, a união do físico e digital no ambiente corporativo. Prova disso são os totens usados em muitas clínicas que dão maior autonomia ao paciente.
Com os chats comandados por bots e aplicações da inteligência artificial, a clínica ganha ao oferecer alternativas de contato. Assim, os pacientes podem escolher o canal por onde desejam ser atendidos e não se limitam ao horário comercial, já que esse tipo de ferramenta é disponibilizado 24 horas nos 7 dias da semana.
A padronização é inevitável, quando se investe em tecnologias para automatização dos processos. Nesse contexto, a clínica ganha em personalização, fazendo com que a imagem se mantenha na memória do paciente como referência de qualidade no atendimento.
Com um software especializado de gestão para clínica, é possível dar passos mais ousados. O objetivo é buscar um equilíbrio entre os objetivos do negócio e as necessidades dos pacientes — um alinhamento essencial para que os resultados sejam conforme o esperado.
O setor de call center é um dos mais beneficiados quando existe uma estrutura automatizada de atendimento. Muitas funcionalidades de um sistema dão suporte para garantir que o paciente não fique esperando ou deixe de ter seu problema resolvido.
A transformação digital na saúde causa um impacto positivo, ainda que no início as mudanças alterem o fluxo de um trabalho rotineiro. Com o tempo, é perceptível o quanto a tecnologia determina os rumos de um negócio e sua permanência no topo como referência de qualidade e confiança nos serviços.
Gostou do post e deseja aprimorar os serviços da sua clínica com a ajuda da tecnologia? Então, aproveite e entre em contato com a gente para conhecer o Clinux, nossa solução inovadora e completa de gestão para clínicas!