Informações sobre gestão de clínica que você precisa ter atenção

Informações sobre gestão de clínica que você precisa ter atenção antes do ano acabar

Informações sobre gestão de clínica
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O ano de 2022 ainda não terminou, mas já é possível fazer um balanço de como foi o desempenho no atendimento ao cliente. Existem informações sobre gestão de clínica que merecem atenção e que ajudam a intensificar ou corrigir os serviços no próximo ano.

É importante avaliar como os processos e operações se desenvolveram para proporcionar uma experiência mais completa aos pacientes. Sendo a área da saúde um dos ramos mais competitivos, é preciso buscar meios de se destacar e sobressair no mercado.

Neste post, vamos falar sobre a importância de ter atenção em alguns pontos essenciais para a gestão de uma clínica. Continue lendo e veja como a tecnologia e suas ferramentas podem ajudar em diversas áreas da empresa!

Por que atentar para as informações sobre gestão de clínica no final do ano?

Chegar ao final do ano e avaliar os resultados é um comportamento cultural de pessoas e empresas no mundo todo. De modo geral, um planejamento é feito para que, em 12 meses, metas e objetivos sejam cumpridos e tenha um saldo positivo.

O que deu certo deve continuar ou até mesmo ganhar uma roupagem, considerando as tendências do próximo ano. No entanto, nem tudo sai como planejado, sendo preciso rever os caminhos percorridos para entender o que pode ser melhorado.

É o momento que a gestão tem para reunir todas as informações relacionadas às áreas e ao negócio. Nessa análise, devem ser incluídos os processos, os sistemas, as ferramentas e o desempenho das equipes técnicas e de atendimento.

Todos que atuam na clínica são corresponsáveis pelos erros, acertos e conquistas ao longo do ano. Porém, o gestor tem uma responsabilidade ainda maior. Cabe a ele muitas decisões que refletem no trabalho dos profissionais e no andamento das atividades da clínica.

A maioria das demandas passa pelas mãos do gestor para que ele decida o que pode ou não ser realizado, conforme o orçamento. Por exemplo, a compra de insumos e medicamentos para a realização das consultas, procedimentos e exames ou ferramentas eficientes de atendimento. 

O final do ano permite análise baseada em um período longo, com dados e indicadores mais robustos:

  • número de pacientes atendidos;
  • número de procedimentos realizados;
  • risco de perda de medicamentos;
  • tempo médio de atendimento;
  • nível de satisfação dos pacientes;
  • reclamações de pacientes – solucionadas e não solucionadas;
  • glosas médicas;
  • número de cancelamentos da agenda;
  • faturamento previsto x realizado;
  • ferramentas e métodos de atendimento. 

Esses são alguns exemplos, já que em cada clínica a gestão se desenvolve conforme o negócio. O importante é ter o que mensurar e avaliar para entrar no ano seguinte com um planejamento mais alinhado às projeções da clínica.

Como a tecnologia pode melhorar o atendimento e a gestão de clínica em 2023?

Quando falamos de informações sobre gestão de clínica, a tecnologia e suas soluções são rapidamente associadas. Isso porque, dificilmente, as melhorias serão eficazes sem a ajuda de uma boa ferramenta de gestão especializada.

Para quem ainda não aderiu a uma solução tecnológica e integrada, é essencial pensar nessa possibilidade a partir do próximo ano. O trabalho manual, além de ultrapassado e lento, incorre em riscos de erros e retrabalho.

Com uma boa ferramenta, muitas demandas operacionais são absorvidas, liberando os atendentes e demais profissionais para atividades mais complexas. É o caso de algumas tarefas imprescindíveis dentro de uma clínica médica. Veja!

Confirmação de agenda

Um sistema automatizado garante mais efetividade na confirmação de agenda, o que pode ser feito por e-mail, SMS ou WhatsApp. Ao receber um torpedo ou mensagem, o paciente tem como alternativa confirmar, cancelar ou reagendar o atendimento.

O menu inteligente possibilita que esse trabalho seja feito sem a intervenção de um atendente, que pode ser direcionado para outros atendimentos. Assim, em caso de desistência, é possível preencher o horário vago em tempo hábil.

Quando esse trabalho é realizado manualmente, além da morosidade, alguns contatos podem passar batido e aumentar o no-show. Além disso, sem a ajuda da tecnologia, a gestão terá mais dificuldades de fazer levantamentos numéricos sobre os atendimentos – cancelamentos, confirmações, reagendamentos, retornos.

Marcação de consulta

A nova lei de SAC determina que as empresas que atuem com atendimento ao cliente disponibilizem atendimento, sem interrupção, durante 24 horas nos 7 dias por semana.

Dentro desse período, será obrigatório que 8 horas sejam de atendimento realizados por agentes humanos, seja por telefone, seja por chat. Essa mudança pede um ajuste no sistema de agendamento online, já que em muitos casos os pacientes são atarefados no horário comercial.

Como será difícil manter uma equipe trabalhando continuamente, até mesmo por questões legais e trabalhistas, é preciso rever esse ponto. Com a automatização, o paciente terá liberdade e autonomia para marcar suas consultas a qualquer hora do dia ou da noite.

Do lado da clínica, a gestão terá uma equipe disponível para atendimentos mais importantes e rentáveis. Mesmo que o número de pacientes aumente de forma significativa, não será necessário crescer a equipe para atender à demanda.

Diagnóstico por imagem

Quantos procedimentos e exames de imagens são realizados mensalmente na sua clínica? Em quais procedimentos são usados materiais e insumos que precisam constar em estoque? Qual é a validade e tempo permitido de armazenamento desses itens?

Enquanto os técnicos e médicos especialistas devem se preocupar com a saúde dos pacientes e em ter diagnósticos confiáveis, o gestor se ocupa do suporte. Para isso, as respostas para essas perguntas precisam estar disponíveis a qualquer momento.

Se os dados forem disponibilizados em tela, o tempo que o gestor levará para ir ao setor verificar as informações pode ser reduzido ao máximo. Somente a tecnologia proporciona tamanha agilidade e segurança nas informações para garantir que o trabalho seja realizado na área médica. 

Uma ferramenta especializada ainda consegue integrar soluções de armazenamento e análise de imagens para a geração de laudos. Se o médico responsável tiver acesso remoto a essas imagens, poderá laudar de qualquer lugar que tenha internet.

Dessa forma, o profissional não precisa estar na clínica para liberar os resultados de um exame. Ganha o paciente com a agilidade, o profissional que fica livre para outros atendimentos e a clínica que reduz os gastos com deslocamento, por exemplo.

Ao fazer esse balanço, uma visão ampla sobre o desempenho atual da sua clínica abre espaço para as melhorias. Essa é a oportunidade que você precisava para se reinventar e aperfeiçoar sua gestão à frente do negócio.

Um software de gestão especializado como o Clinux oferece todas as facilidades que você precisa para um gerenciamento prático e eficiente. A solução centraliza todas as informações sobre gestão de clínica para não ser necessário procurar em diversos lugares.

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