Faturamento de clínica: veja as melhores práticas

Faturamento de clínica: veja as melhores práticas

Faturamento de clínica
6 minutos para ler

A saúde financeira de uma empresa depende da receita para manter as contas em dia. Por isso, o faturamento de clínica é tão importante. Dentre as atividades realizadas pelo setor, essa é uma das que mais demanda atenção e controle.

Os valores pagos pelos pacientes ou referentes aos repasses dos convênios médicos precisam ser devidamente contabilizados. Do contrário, há um risco de serem esquecidos e comprometer o orçamento de um período, caso não entrem no caixa.

Qual a importância de ter atenção ao faturamento de sua clínica? Neste post, vamos falar sobre as melhores práticas para a gestão desse processo e como a tecnologia pode trazer mais efetividade. Acompanhe!

Por que é tão importante atentar para o faturamento?

O faturamento nada mais é do que a somatória de todos os valores de receita de uma empresa. Em uma clínica médica, ele resulta do recebimento de consultas, internações, exames e procedimentos realizados pelos pacientes.

Esses valores podem ser pagos diretamente na clínica pelos pacientes ou por meio do plano de saúde. No caso dos convênios, é preciso se atentar para não ocorrer desencontro de informação e gerar as temíveis glosas médicas.

No processo manual, há grande risco de falhas na comunicação com a central que acaba não fazendo os repasses. O setor financeiro trabalha com previsões, e a não entrada de um montante compromete a qualidade do serviço.

Sabemos dos desafios de gerenciar o fluxo de trabalho desde o atendimento no primeiro contato até chegar ao faturamento. Logo, quanto mais otimizados forem os processos, mais fácil será o controle do que tem para entrar no caixa.

Todo negócio, incluindo uma clínica, tem despesas fixas e variáveis, demandas pontuais e emergenciais. É preciso garantir recursos para manutenção de um equipamento ou reposição do estoque, por exemplo.

Com o faturamento funcionando, é possível não só manter os pagamentos das contas, como oferecer um atendimento eficiente. A satisfação dos pacientes está vinculada tanto aos cuidados com a saúde quanto a não ter problemas que são responsabilidade da clínica.  

Quais são as melhores práticas na gestão de faturamento de clínica?

O faturamento é a parte final das operações financeiras dentro de um período. Por isso, é preciso cuidar das etapas anteriores. Um fluxo de processos bem definido minimiza os erros e o risco de perdas financeiras.

Separamos algumas práticas que você pode implementar e acompanhar o faturamento de perto!

1. Monitoramento do fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o controle do que entra e o que sai de valores em uma empresa. Não importa o meio utilizado, o faturamento engloba toda e qualquer receita que faça crescer o saldo.  

Em uma clínica, esses valores podem ter entrada imediata ou a prazo, conforme o tipo de pagamento. Pode ser em dinheiro, cartão de crédito ou por meio de convênio médico.

O acompanhamento do fluxo permite visualizar todos os recebimentos previstos para uma data ou dentro de um período. Assim, é possível identificar quando um valor não for contabilizado e verificar em tempo hábil.

A realização de uma compra, bem como os pagamentos — de despesas, tributos e funcionários – dependem de ter o dinheiro no caixa. Entre previsto e realizado, o faturamento é que mantém as contas em equilíbrio.

2. Definição dos processos financeiros

O departamento financeiro é feito de processos como contas a pagar, contas a receber, compras, cobrança e faturamento. Em cada um deles, há etapas que precisam ser concluídas, interagindo entre si, para o funcionamento do negócio.

Desenhar e definir como os processos serão executados facilita o trabalho da equipe e acompanhamento da gestão. Para que o gestor tenha condições de análise e tomada de decisão, é preciso uma operação alinhada e fluída.

3. Automatização dos processos

A margem de erros diminui em um financeiro automatizado, com atividades e responsabilidades sistematizadas. A eliminação do trabalho manual em diversas etapas torna a equipe mais engajada, dinâmica, ágil e produtiva.

O tempo antes empregado em tarefas burocráticas e demoradas pode ser dedicado a atender os pacientes com mais atenção e cuidado. O atendimento humanizado se torna cada vez mais necessário em unidades médicas.

A automatização profissionaliza o negócio, indo em direção a evolução tecnológica e transformação digital — aspectos fundamentais para quem está em busca da sonhada vantagem competitiva.

Como um software especializado de gestão pode ajudar no faturamento?

Quando falamos em automatização para melhorar o faturamento da sua clínica, vamos além, pensando em uma solução completa e definitiva. Com um bom software de gestão voltado para a área da saúde, você pode integrar todos os setores.

Um sistema especializado em clínica permite conectar as áreas e dar total suporte às  atividades médicas. Do agendamento online ao faturamento, reunir todos os processos em um mesmo ambiente é ganho de eficiência e redução de custos.

Fazer a gestão pelo Clinux, ferramenta especializada desenvolvida pelo time da Genesis, é sinônimo de excelentes resultados. Com ele, você e toda a equipe terão controle completo dos processos e atividades que envolvem a clínica.

O Clinux oferece uma funcionalidade diferenciada: o painel Gestão à Vista. Nele, o gestor, por uma tela, pode acompanhar todo o movimento. Sem precisar ir de setor em setor para pedir informações financeiras, em apenas alguns cliques é possível conferir o faturamento.

Além disso, é um sistema de gestão que também possibilita a integração de outros sistemas igualmente importantes, como PACS e RIS, por exemplo. Eles permitem armazenar e gerenciar as imagens de exames realizados na clínica.

Pode não parecer a princípio, mas toda a movimentação interna gira em torno do financeiro. O Clinux tem um grande custo-benefício ao englobar os setores e serviços de uma clínica, oferecendo funcionalidades essenciais, como:

Essas são apenas algumas possibilidades de um sistema robusto e fácil de utilizar, otimizando o tempo de todos dentro da clínica. Perceba que tudo envolve finanças e que um faturamento de clínica saudável demanda controle e análise. Por isso, a importância de um sistema.  

Agora que você já conhece as funcionalidades de software especializado, aproveite para solicitar uma demonstração do Clinux. Assim, você vai ver, na prática, tudo que ele consegue fazer para garantir o sucesso do seu negócio!

Você também pode gostar

Deixe um comentário