Veja como usar a técnica de Rapport em Clínica Médica

Veja como usar a técnica de Rapport em Clínica Médica

Rapport em Clínica Médica
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A utilização da técnica de Rapport em clínica médica é uma estratégia importante para criar conexão e fidelizar pacientes. Entre condutas, ferramentas e métodos, diversos são os mecanismos que podem ser aplicados.

Em qualquer tipo de negócio, para estabelecer um vínculo duradouro é preciso que se desenvolva um relacionamento transparente e confiável. Com origem na psicologia, o termo vem ganhando destaque por agregar valor às práticas de encantamento.

Neste post, você vai entender o que é e como funciona o rapport, além dos benefícios dessa técnica. Continue lendo e veja como aplicar o conceito na sua clínica médica de maneira eficiente!

O que é e como funciona o rapport?

O rapport, do francês rapporter, é uma técnica usada com o objetivo de criar relação e conexão com outra pessoa. Em uma empresa, como uma clínica médica, a ideia é conduzir a interação de modo empático e compreensivo.

Com base nos princípios da psicologia, os recursos do rapport ajudam a estabelecer uma interação mais próxima e emotiva. No atendimento, a equipe demonstra interesse profundo pela dor ou necessidade da pessoa.

Dificilmente, um paciente vai procurar uma clínica se não estiver com um problema para resolver ou disposto a se cuidar preventivamente. Logo, seu sentimento é que o atendimento seja eficiente e que ele saia com respostas ou soluções efetivas.

Com a filosofia do rapport em mente, toda a equipe de atendimento fará de tudo para que o paciente se sinta acolhido e, por fim, satisfeito. Nesse contexto, é preciso ouvir atentamente o que ele tem a dizer, pois os detalhes ajudam a encontrar soluções de maneira mais rápida.

O tempo de resposta e resolução de um problema deságua para a conexão emocional desejada. Uma vez que o paciente percebe a preocupação genuína da clínica em solucionar suas dores, as chances de fidelização se tornam reais.

Quando um paciente é amparado e ouvido de modo diferenciado, ele passa a querer se vincular e, inclusive, se torna um promotor da marca. A pessoa vai dizer a parentes e amigos sobre a experiência vivenciada e todo o seu encantamento.

Quais são os benefícios dessa técnica?  

Com o rapport, o atendimento humanizado é evidente, levando o paciente a valorizar a clínica por sua disponibilidade completa. Do atendente ao médico, todos se dedicam a deixar o paciente confortável para falar sobre o que o aflige e o motivou a cuidar da saúde.

Ao ser recebido com um tom de voz ameno, palavras positivas e atenção focada, o paciente percebe sua importância para a clínica. Embora seja um negócio, as técnicas do rapport amenizam essa relação comercial entre a unidade e as pessoas.

Com o tempo, de médio a longo prazo, você vai perceber os benefícios de usar o rapport no atendimento. Veja alguns deles!

Fidelização do cliente

A primeira vantagem do rapport em clínica médica é que, se satisfeito, o paciente não vê motivos para procurar outra unidade médica. Sendo atendido com atenção, respeito e interesse verdadeiro, logo ele cria um laço emocional com as pessoas e o lugar.

Não importa se é um paciente jovem ou idoso, o ser humano, por natureza, gosta de atenção e cuidado. Assim, o rapport abrange os mais variados perfis de público, sempre com a ideia de atender com humanidade.

A qualidade do atendimento é um fator determinante da atualidade para que um paciente escolha se manter em uma clínica. A ela estão atrelados aspectos importantes, como confiança e credibilidade.

Reputação da empresa

O rapport, quando aplicado com a intenção de melhoria para os envolvidos —  colaboradores, pacientes, fornecedores e parceiros —, transforma a imagem da clínica. Em pouco tempo, ela se torna uma referência em atendimento e resolução de problemas, elevando sua reputação no mercado.

A boa imagem traz retornos significativos, uma vez que outros pacientes vão querer conferir de perto se os elogios fazem mesmo sentido. Assim, o volume de pacientes tende a aumentar e melhorar os resultados da clínica.

Melhoria dos resultados financeiros

Com um número maior de pacientes e uma gestão eficiente dos recursos financeiros, a tendência é aumentar o saldo no caixa. A excelência no atendimento, aliada à satisfação dos pacientes, só pode resultar em novas oportunidades e maior rentabilidade do negócio.

Como usar o rapport na sua clínica médica e ter mais eficiência?

Seja no atendimento telefônico, virtual ou presencial, as técnicas do rapport podem ser empregadas de várias maneiras em uma clínica médica. Em todos os canais, é fundamental que a humanização esteja presente durante o atendimento.

A comunicação é um importante instrumento de interação, que deve ser usada estrategicamente para gerar proximidade. No atendimento a distância, por exemplo, alguns pontos vão mexer com o sentimento do paciente. São eles: tom de voz, frases utilizadas e tempo médio de atendimento. 

Já presencialmente, há outras formas de despertar sensações positivas nos pacientes e que fazem toda diferença. Por exemplo, os gestos, o olhar atento e a humanidade do atendimento, tratando o paciente pelo nome e com interesse real no que ele diz. Logo, o rapport é o conjunto de uma série de boas condutas.

No atendimento automatizado de um sistema integrado, é essencial criar um fluxo de suporte personalizado. Mesmo as interações digitais, via chat, por exemplo, com as aplicações da inteligência artificial elas podem desenvolver conversas dinâmicas e próximas.

Como o bot imita o comportamento humano, as perguntas e respostas devem transmitir a confiança de que os problemas serão solucionados. Mesmo sabendo que não existe um atendente, com uma abordagem segura o paciente nem se importará de falar com uma máquina.

A técnica ensina que a comunicação verbal ou não verbal tem muito a oferecer no atendimento ao cliente como um todo. Assim, todo o resultado de conexão emocional e produtiva evidencia a eficiência das aplicações.

Portanto, faça um levantamento dos recursos disponíveis, treine a equipe, observe as ações da concorrência e associe as técnicas para aplicação do rapport na sua clínica médica. A vantagem competitiva é um caminho árduo. Porém, com as ferramentas certas, você alcançará a melhor posição para a sua clínica médica.

Se você gostou deste post, que tal aproveitar a visita e conferir mais um conteúdo interessante. Desta vez, sobre como ter uma clínica humanizada na prática!

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